Programa Na Mão Certa

Votorantim Cimentos forma primeira turma de Motoristas Cidadãos

A Votorantim, empresa apoiadora do Programa Na Mão Certa, forma em março as primeiras turmas de jovens qualificados pelo programa Motorista Cidadão. Entre os objetivos do programa está a formação e a qualificação profissional de jovens de baixa renda, moradores de áreas onde a empresa atua, como motoristas com habilidades e atitudes cidadãs, comprometidos com ética e responsabilidades sócio-ambiental e coletiva.

Ao todo, 60 jovens do estado de São Paulo foram beneficiados pelo programa. Todos os participantes têm idade entre 20 e 29 anos, são habilitados como motoristas na categoria B e possuem renda familiar de até 2,5 salários mínimos. Durante os seis meses de curso, receberam qualificação avançada sobre direção e operação de caminhões betoneira, principal demanda da Engemix, empresa de concreto pertencente à Votorantim Cimentos. Também fizeram parte do curso aulas sobre responsabilidade social e ambiental, ética, cidadania e sobre a importância do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

“A Engemix enfrenta dificuldades no recrutamento, seleção e retenção de motoristas qualificados para operação de caminhão betoneira. Por isso, desenvolvemos o projeto Motorista Cidadão, para oferecer educação profissional e oportunidade de geração de emprego e renda para jovens que vivem no entorno das nossas unidades”, afirma Daniela Sales, consultora de responsabilidade social da Votorantim Cimentos e coordenadora do programa.

Para 2009, a realização de novas turmas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo está condicionada ao momento da economia brasileira, pois até agora não se sabe quais serão os reflexos da crise mundial no País. Antes de tudo, o último passo do projeto atual deve ser cumprido: a contratação desses profissionais. “Não adianta formarmos profissionais altamente qualificados e não lhes garantirmos emprego. Todos esses jovens possuem formação para operação dos caminhões e são comprometidos com responsabilidade social, cidadania e ética. Neste momento, estamos buscando parcerias com empresas que possam absorver tais jovens”, ressalta Daniela.

Empresas interessadas em contratar esses jovens profissionais ou que queiram saber mais sobre o projeto Motorista Cidadão podem entrar em contato com a Votorantim Cimentos através do email thais.mineli@votorantim-cimentos.com.br ou pelo telefone (11) 2162-0528.

 

  Leia também  

Violência sexual atinge crianças e adolescentes indígenas
Dia Mundial contra a Exploração Sexual
Ação empresarial: Gafor adota boletim para mobilizar colaboradores
Ação solidária: Signatárias podem ajudar projeto Lua Nova com materiais descartados
CPI da Pedofilia começa a apurar denúncias de abuso em Catanduva
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar