Programa Na Mão Certa

Enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes é debatido durante Fórum Social Mundial

As diversas formas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes foram tema de oficina realizada em Belém (PA), no último dia 30, durante o Fórum Social Mundial 2009. Promovida pelo Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, a oficina apresentou e debateu a metodologia utilizada pelo centro na promoção de atividades sociais e no acompanhamento psicossocial das vítimas.

O Centro Camará surgiu em 1997, no município de São Vicente (SP), com o objetivo de ajudar meninos e meninas no seu desenvolvimento social e psicológico por meio da promoção dos direitos. Com o tempo e o convívio com a comunidade, identificou-se a necessidade de desenvolver atividades específicas para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, em especial às vítimas de exploração sexual. “Essa metodologia só começou a ser desenvolvida quando se viu que um grande número de crianças e adolescentes que participavam das atividades do Centro estava sendo explorado sexualmente”, explica a educadora social do Centro Camará, Vanessa Alves.

De acordo com educadora, a metodologia utilizada no Camará é composta por atividades que envolvem a comunidade e que estimulam as vítimas. “No Camará, temos dança, teatro, aula de informática, entre outros. Também fazemos um acompanhamento psicológico das crianças e dos adolescentes que sofreram algum tipo de exploração”, afirma.

A voluntária da Pastoral da Família de Tucuruí (PA), Valmira da Silva, foi uma das 60 pessoas que participaram da oficina. Para ela, a atividade foi uma oportunidade para aprender e trocar informações sobre como combater os problemas que afetam a infância e adolescência. “Vou colocar em prática o que foi discutido e também desenvolver uma outra ferramenta em parceria com as famílias, as crianças e os adolescentes”, afirmou.

*Com informações do jornal Diário do Pará

 

  Leia também  

Todas as atividades da PRF devem ser voltadas para a proteção dos direitos humanos
Veja denuncia exploração no Pará
Cem locais vulneráveis à exploração
Ação Empresarial: Cargoquímica apresenta Programa em encontro do setor químico
Ação Empresarial: CIMESA mobiliza motoristas em Sergipe
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar