Programa Na Mão Certa

Guia do Caminhoneiro foi uma das grandes ferramentas em 2008

Uma das grandes responsáveis pela popularidade e pela aceitação da causa do Programa entre os motoristas foi a ferramenta Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros. Ao longo do ano, mais quatro edições foram publicadas, todas trazendo temas do cotidiano e do interesse dos profissionais da estrada.

Lançado no final de 2007, o Guia foi elaborado como uma estratégia do projeto de educação continuada, com o objetivo de informar o caminhoneiro sobre o cenário da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas e, ao mesmo tempo, abordar temas como saúde, segurança, direitos humanos e família.

A primeira edição apresentou a pesquisa A Vida dos Caminhoneiros Brasileiros, realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que divulgou um amplo panorama sobre esses profissionais. Dentre outros temas, a pesquisa mostrou como o caminhoneiro se relaciona com a temática da exploração. Através de linguagem simples, o Guia mostrou que o caminhoneiro é um parceiro fundamental no enfrentamento do problema.

Em 2008, os Guias foram lançados com menor intervalo de tempo e ampliaram os assuntos em discussão. O segundo volume, por exemplo, trouxe como tema Os direitos da criança e do adolescente, e convidou o caminhoneiro a refletir sobre esse período da vida. Através de diálogos entre os personagens Marcelo e Geraldo, a segunda edição do Guia apresentou definições de infância e de adolescência e ofereceu ao caminhoneiro um panorama do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Já o terceiro volume abordou A saúde do caminhoneiro. Foram apontados 22 fatores de risco que afetam a vida desse profissional, com destaque para a sonolência, o abuso do álcool, problemas de visão, pressão alta, diabetes, obesidade, colesterol alto e estresse. Através do Guia, o motorista pôde saber como adotar medidas preventivas e como agir em caso de problemas de saúde.

O quarto Guia apresentou dicas de como lidar com a distância e com a saudade de casa. A proposta foi mostrar ao profissional da estrada que, mesmo distante, é possível ser um bom marido e um bom pai. O guia falou sobre relacionamento, referências de vida, a educação dos filhos, o relacionamento com a esposa, sempre relacionando com o tema central do Programa Na Mão Certa: o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Lançado no final de novembro, o quinto volume fala sobre A segurança do caminhoneiro e detalha diversos os aspectos ligados à direção segura e à prevenção de acidentes. Outro ponto interessante diz respeito às técnicas para evitar problemas ligados à violência. O guia traz mais de 20 dicas para evitar assaltos e roubo de cargas. As dicas foram elaboradas a partir de informações sistematizadas por órgãos de segurança e pela Pamcary, empresa de gerenciamento de risco com atuação em todo o território nacional. A grande novidade desta edição, porém, é a participação do jornalista Pedro Trucão, apresentador dos programas Globo Estrada (Sistema Globo de Rádio) e Pé na Estrada (Rádio Aparecida e Terra FM) Com mais de 20 anos de experiência em reportagens sobre as estradas brasileiras, Trucão agora é mais um dos grandes apoiadores do Programa Na Mão Certa.

 

  Leia também  

Conquistas e novas metas
Childhood Brasil recebe a Medalha Mérito do Transporte
Riocentro sedia o mais importante encontro sobre exploração sexual de crianças e adolescentes
442 empresas foram alcançadas por Pacto Empresarial
Programa Na Mão Certa lança indicadores
Programa lança segunda edição da Revista Na Mão Certa
Almoço empresarial reuniu Ministro e grandes empresários
II Encontro Empresarial reforçou compromissos e aumentou expectativas

 

Voltar