Programa Na Mão Certa

Programa lança segunda edição da Revista Na Mão Certa

No final de outubro, a segunda edição da Revista Na Mão Certa foi lançada. Publicada pela segunda vez pela Childhood Brasil, a revista tem como objetivo divulgar as ações realizadas em benefício do Programa Na Mão Certa, assim como artigos e materiais jornalísticos relacionados ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

A segunda edição da revista Na Mão Certa mostrou os avanços do Programa desde o início dos trabalhos relativos a causa da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, em 2004. Como matéria de capa, trouxe um panorama das principais ações empresariais que estão sendo realizadas pelas signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Desde o lançamento do Pacto, em novembro de 2006, as ações educativas e preventivas promovidas pelas empresas têm sido cada vez mais constantes, influenciando tanto a ação entre as signatárias quanto o movimento pela busca de novas empresas engajadas com a causa. O principal reflexo dessas ações, entretanto, está na mobilização dos motoristas através do projeto de Educação Continuada, aumentando a qualidade de vida, do treinamento e da capacitação dos caminhoneiros.

A revista também fez um balanço histórico das ações realizadas pelo Programa desde o seu lançamento, como parcerias e colaborações técnicas, pesquisa com motoristas, ciclos de workshops, palestras, cursos de formação, ações conjuntas com empresas signatárias e lançamento de campanhas, materiais educativos e de suporte. A partir da pesquisa O Perfil do Caminhoneiro no Brasil, a revista também trouxe uma análise qualitativa sobre o comportamento do motorista profissional em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Tabuladas no primeiro semestre de 2008, as estatísticas mostram que os caminhoneiros envolvidos com esse problema são os que ficam mais tempo parados em filas de carga ou em postos de abastecimento.

Através da revista, foi possível conhecer uma pesquisa que revelou quem são e onde vivem as crianças e os adolescentes mais sujeitos à exploração sexual. Com base nessas informações, a revista trouxe uma reportagem especial sobre como funcionam as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A reportagem, realizada na divisa entre os estados do Mato Grosso e Pará, revela como redes criminosas fazem tráfico de adolescentes para serem exploradas em prostíbulos ao longo da BR- 163, a falta de ações de combate ao crime, e o drama das famílias que convivem com essa realidade.

 

  Leia também  

Conquistas e novas metas
Childhood Brasil recebe a Medalha Mérito do Transporte
Riocentro sedia o mais importante encontro sobre exploração sexual de crianças e adolescentes
442 empresas foram alcançadas por Pacto Empresarial
Programa Na Mão Certa lança indicadores
Almoço empresarial reuniu Ministro e grandes empresários
II Encontro Empresarial reforçou compromissos e aumentou expectativas
Guia do Caminhoneiro foi uma das grandes ferramentas em 2008

 

Voltar