Programa Na Mão Certa

C&A divulga pesquisa sobre perfil de caminhoneiros

A C&A, uma das empresas pioneiras no apoio ao Programa Na Mão Certa e parceira de várias ações de mobilização e de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, acaba de divulgar uma pesquisa realizada com seus caminhoneiros. Tendo como base a pesquisa nacional realizada pela Childhood Brasil, a empresa abordou motoristas contratados e terceirizados, com os objetivos de traçar um perfil dos profissionais que atendem a empresa e de avaliar o impacto das ações implementadas após a adesão ao Programa.

Realizada entre maio e junho de 2008, a pesquisa abordou, além de dados gerais sobre a vida e profissão, o conhecimento e o posicionamento dos motoristas com relação à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias.

Quanto à vida sexual, a maioria dos entrevistados declarou não fazer sexo enquanto está na estrada. Alguns admitiram que têm relações sexuais enquanto estão viajando e que se relacionam ou já se relacionaram com prostitutas. A maioria afirmou que nunca teve relações sexuais com crianças e adolescentes e que prefere ter relações sexuais com a esposa.

Os motoristas também apontaram as regiões norte e nordeste como as que concentram a exploração sexual de crianças e adolescentes, com destaque para as cidades de Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, Pernambuco e Salvador. Embora nenhum dos entrevistados tenha admitido sair com adolescentes, vários levantaram a hipótese de terem sido “enganados” por meninas que se passaram por adultas.

Outro dado revelado pela pesquisa diz respeito ao preço cobrado por programas com crianças e adolescentes. Segundo os entrevistados, a média está entre R$ 5 e R$ 20, bem inferior aos programas com adultas, que chega a custar entre R$ 100 e R$ 300. Diante dessa realidade, 92,8% dos entrevistaram declararam conhecer o Disque Denúncia, mas apenas 4,7% já o utilizaram alguma vez.

A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados, funcionários C&A e terceirizados, participou das palestras do Programa Na Mão Certa realizadas nos Centros de Distribuição da empresa. Mesmo aqueles que não assistiram às palestras afirmaram conhecer os Guias Na Mão Certa para Caminhoneiros e disseram que os distribuem entre familiares e na estrada. A maioria também está engajada na campanha como multiplicadores informais, seja conversando sobre o assunto com a família e os amigos, seja explicando o conteúdo da campanha para colegas de profissão e até mesmo para policiais.

 

  Leia também  

Entrevista: Senadora Patrícia de Saboya fala sobre mudanças na legislação
Lançado o quinto volume do Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros
Vencedores do Tim Lopes revelam exploração de meninos
Crise ameaça recursos para infância e adolescência
Ação Empresarial: Braskem e Binotto promovem semana do trânsito
Ação Empresarial: Rossato realiza palestra sobre Programa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar