A quinta edição do Guia na Mão Certa para Caminhoneiros está disponível para as empresas signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Esta edição aborda o tema “A segurança do caminhoneiro”.
Como o próprio nome indica, o tema é de grande importância para quem convive diariamente com os problemas das estradas: acidentes, violência, péssimas condições das pistas. São assustadoras as estatísticas de acidentes e roubo de cargas nas rodovias brasileiras. Este guia procura abordar o tema pela ótica da segurança do motorista, do caminhão e da carga, sem deixar de trabalhar o ponto central do Programa Na Mão Certa: o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
As estatísticas mostram que 90% dos acidentes são causados por erro humano. O guia leva esse dado em consideração e aborda diversos tópicos que buscam aumentar a segurança da viagem. O guia detalha diversos os aspectos ligados à direção segura e à prevenção de acidentes. Outro ponto interessante diz respeito às técnicas para evitar problemas ligados à violência. O guia traz mais de 20 dicas para evitar assaltos e roubo de cargas. As dicas foram elaboradas a partir de informações sistematizadas por órgãos de segurança e pela Pamcary, empresa de gerenciamento de risco com atuação em todo o território nacional.
Pedro Trucão
A novidade neste guia é a participação do jornalista Pedro Trucão, apresentador do programa Globo Estrada (Sistema Globo de Rádio). Trucão tem mais de 20 anos de experiência em reportagens sobre as estradas brasileiras. Ele também apresenta o programa Pé na Estrada (Rádio Aparecida e Terra FM).
A foto do Trucão aparece na contracapa deste quinto Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros onde ele assina a frase: “Dirija na Mão Certa. Diga não à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas”.
Trucão declarou seu empenho no enfrentamento do problema: “Minha carreira é dedicada a levar informação de qualidade aos profissionais da estrada. O Programa Na Mão Certa pode contar com meu apoio e com minha mobilização”.
Tiragem compartilhada
As empresas que quiserem imprimir o guia dentro da tiragem compartilhada realizada pela Childhood Brasil com a Pancrom, gráfica parceira do programa, podem fazer a solicitação até o dia 10/12/08, pelo e-mail .
A tiragem compartilhada é uma forma das empresas imprimirem o guia com um custo menor, já que a tiragem é produzida em larga escala, atendendo pedidos de diversas empresas ao mesmo tempo.
Como adquirir
Todas as empresas signatárias do Pacto Empresarial podem imprimir o material e utilizá-lo em seus programas de sensibilização dos caminhoneiros. O Programa Na Mão Certa recomenda que o guia não seja simplesmente distribuído entre os profissionais, mas que seja utilizado em ações de educação continuada, coordenadas pelos multiplicadores indicados e capacitados nas empresas.
Opções de aquisição
Opção 1 – utilização de gráfica parceira Pancrom O Programa Na Mão Certa conta como apoio especial da Pancrom Indústria Gráfica. Através da parceria, as empresas signatárias têm direito a preços especiais para a impressão. O lote pode ser adquirido de duas maneiras:
Algumas informações sobre o serviço:
Para lotes com menos de 1000 exemplares, informe a quantidade desejada através do e-mail . A solicitação será avaliada pela coordenação do Programa Na Mão Certa. |
Opção 2 – Impressão pela empresa signatária A empresa signatária pode utilizar a gráfica de sua preferência. O Programa Na Mão Certa fornece o arquivo em PDF do guia já com o logotipo da empresa mediante o pagamento de uma taxa de serviços para a gravação do arquivo personalizado. O Programa Na Mão Certa não fornecerá o arquivo do guia “aberto”. As empresas não poderão fazer nenhuma alteração no conteúdo do material. Para receber o arquivo fechado em PDF e pronto para impressão, envie uma solicitação para , acompanhada do logotipo em alta definição e do guia de aplicação do logotipo, caso exista. |
Guia Na Mão Certa volumes 1, 2, 3 e 4 Os quatro primeiros volumes do Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros continuam a disposição para novas tiragens ou para doação sem custos para a empresa em quantidades menores de 1.000 exemplares. Para saber como adquirir entre em contato com o e-mail |