Programa Na Mão Certa

Childhood Brasil está no grupo de referência do III Congresso Mundial

Entre os dias 25 e 28 de novembro o Brasil sediará o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro e deverá reunir mais de 3 mil pessoas de todo o mundo. Como membro do grupo de referência sobre o assunto, a Childhood Brasil tem opinado sobre as diretrizes políticas e participado da revisão dos materiais temáticos que irão compor a publicação de referência do evento.

A organização também foi convidada a apresentar algumas iniciativas de sucesso de responsabilidade social que desenvolve durante Consulta Nacional preparatória para o Congresso, que aconteceu em Brasília, em outubro. Durante o III Congresso Mundial, a Childhood Brasil realizará oficinas relacionadas ao tema e aos trabalhos desenvolvidos, como o Programa Na Mão Certa, o Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística e a parceria com a Rede Atlantica de Hotéis.

Além disso, haverá um estande permanente da Childhood Brasil, onde serão divulgados os trabalhos realizados e promovidas discussões sobre as abordagens dos programas. Vários dos principais temas do Congresso constituem a base dos trabalhos da Childhood Brasil, como o enfrentamento às novas formas de exploração sexual, em especial pela Internet, o debate sobre a responsabilidade dos diversos segmentos da sociedade para o enfrentamento do problema e o levantamento sobre a importância da temática.

Entre os objetivos do evento está a mobilização de governantes e o desenvolvimento de políticas públicas e setoriais em ações conjuntas entre governo, sociedade civil e setor privado. A partir do Congresso, p retende-se dar início a ações globais de cooperação, como a criação de bancos de dados, intercâmbios de experiências, mecanismos que facilitem a extradição de pessoas e o resgate de crianças, maior capacitação nas redes de segurança e desenvolvimento de ferramentas e sistemas de controle.

O Congresso é organizado pelo governo brasileiro (coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos com a parceria dos Ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Social e do Combate a Fome e das Relações Exteriores), pela Articulação Internacional contra Prostituição, Pornografia e Tráfico de Crianças e Adolescentes (Ecpat), Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e pela rede internacional de organizações não-governamentais, NGO.

Comunicado:

Diferente do conteúdo publicado no site do III Congresso Mundial, a Childhood Brasil não está responsável pela seleção, indicação ou envio de convite para o evento. As inscrições estão sendo realizadas por meio de convite expedido pela Secretaria Executiva ou por membros do Comitê Organizador Central (NGO Group, ECPAT, UNICEF, Comitê Nacional e o Governo Brasileiro).

Mais informações podem ser acessadas no website oficial do III Congresso Mundial ( www.iiicongressomundial.net ). Os documentos e conteúdos resultantes das discussões realizadas no Congresso devem ser disponibilizados no site para consulta.

 

  Leia também  

Almoço empresarial do Programa Na Mão Certa
Entrevista: Paulo Tamburine, do CNJ, fala sobre denúncias em Brasília e mobilização nacional
Ação Empresarial: UNIMAR divulga Programa no Rio Grande do Sul
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar