No dia 23 de setembro, a transportadora Binotto lançou o Projeto Semeando. Através dele, todos os projetos sociais e ambientais apoiados pela empresa estarão reunidos em um mesmo patamar, na busca por alcançar objetivos comuns. Reforçando a defesa e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o Programa Na Mão Certa também faz parte desta iniciativa.
Dentro da gestão social, o Semeando tem como foco os colaboradores da empresa e qualidade de vida de suas famílias. “A essência de nosso trabalho muitas vezes distancia nossos colaboradores de suas famílias. Por isso, buscamos desenvolver projetos que aproximem família e empresa, promovendo integração e qualidade de relacionamento”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social e Comunicação da Binotto, Roberta Faria. Ampliando esta preocupação para a comunidade, a empresa apóia instituições como Casa Lar e Projeto ADOCI, que incentivam o respeito à vida e à cidadania nas regiões onde a empresa atua.
Ainda dentro da gestão social, a Binotto apóia iniciativas de saúde e segurança de seus motoristas, como o Programa Acidente Zero (PAZ) e o Instituto Serrano de Educação no Trânsito e Transporte (ISETT), que orientam e incentivam práticas de direção defensiva e qualificação profissional. Ao lado desses programas está o Na Mão Certa, que possui traçado pela empresa o objetivo de alcançar 3 mil colaboradores até o final de 2009.
No braço de gestão ambiental do Semeando, a principal preocupação é com a sustentabilidade. “Nosso foco é zerar o que a empresa gera de resíduos poluentes. Para isso, estamos buscando reduzir os níveis de poluição e compensar com o plantio de florestas renováveis e de árvores da flora para alimentar a fauna, especialmente as nativas, ameaçadas de extinção em todas as regiões onde atuamos”, explica Roberta.
Através de ações de educação e preservação ambiental, a empresa apóia programas e processos que incentivem e formem cidadãos preocupados com o meio ambiente. Entre esses programas estão o Projeto Biodiesel, para descarte correto de óleo de cozinha e utilização do biodiesel gerado em sua própria frota, o Preservando o Patrimônio Cultural, através do retrato e mostras sobre fauna e flora do sul do Brasil, e o projeto Créditos de Carbono, através do qual a empresa planta, em média, 1,2 milhão de árvores por ano, quando precisaria de 180 mil árvores anualmente para zerar a poluição que gera.