Programa Na Mão Certa

Ethos apresenta Programa TEAR como instrumento de articulação na cadeia de valor

Além de apoiar o evento e ser uma as organizações parceiras do Programa Na Mão Certa, o Instituto Ethos apresentou durante o 2º Encontro Empresarial o Programa Tear. Desenvolvido através de uma parceria de três anos entre o Ethos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Tear tem como objetivo auxiliar as organizações no fortalecimento da gestão sustentável e na incorporação da responsabilidade social em suas estratégias de negócios com fornecedores e clientes, tornando-os parceiros na construção de uma nova forma de fazer negócio e desenvolvimento sustentável no país. Novas empresas, inclusive do setor de transportes, estão sendo convidadas para participar da segunda edição do programa.

“Buscamos reposicionar empresas, mudar relacionamento e construir negócios sustentáveis. A idéia do Tear é mapear as ações de Responsabilidade Social Empresarial nas cadeias de valor”, explicou o assessor de políticas públicas do Instituto Ethos, Caio Magri. Segundo Magri, o envolvimento da cadeia de valor demonstra um avanço na compreensão dos impactos e interdependências das ações causadas pelas empresas em comparação aos resultados que buscam alcançar, primeiro passo para associar a gestão sustentável à estratégia do negócio.

Magri também ressalta que não há restrição quanto ao setor, porte ou região onde a empresa atua. O Tear pode ser implantado em qualquer organização que possua experiências em responsabilidade social e que tenha em sua estratégia de negócio trabalhos que envolvam a cadeia de valor. “O Tear é implementado com grupo de trabalho, encontros e reuniões. A metodologia é um passo a passo detalhado para incorporar os conceitos e as estratégias de Responsabilidade Social Empresarial dentro da cadeia de valor”, explica.

Entre os resultados esperados através da implantação da metodologia estão a maior incorporação da sustentabilidade na gestão da empresa, o aprofundamento das relações comerciais com os parceiros envolvidos, o acesso a novos mercados, o desenvolvimento de novos produtos e serviços e ganhos de competitividade e produtividades. A primeira edição do Programa Tear será finalizada em outubro e, desde o início do segundo semestre, novas empresas, inclusive do setor de transporte, podem se candidatar para participar do segundo grupo de trabalho.

Para obter mais informações sobre o Programa Tear e se inscrever para a segunda edição, acesse o site www.ethos.org.br.

 

  Leia também  

2º Encontro Empresarial Na Mão Certa
Metas ousadas estão entre os próximos desafios
Ethos e OIT reafirmam apoio ao Programa
Empresas apresentam boas práticas no eixo Articulação

 

Voltar