Programa Na Mão Certa

Lançada a segunda edição da Revista Na Mão Certa

Acaba de ser lançada a segunda edição da Revista Na Mão Certa. Publicada pela Childhood Brasil, a revista tem como objetivo divulgar as ações realizadas em benefício do Programa Na Mão Certa, assim como artigos e materiais jornalísticos relacionados ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

A segunda edição da revista Na Mão Certa mostra os avanços do Programa ao longo dos primeiros 18 meses. Como matéria de capa, traz um panorama das principais ações empresariais que estão sendo realizadas pelas mais de 350 signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Desde o lançamento do Pacto, em novembro de 2006, as ações educativas e preventivas promovidas pelas empresas têm sido cada vez mais constantes, influenciando tanto a ação entre as signatárias quanto o movimento pela busca de novas empresas engajadas com a causa. O principal reflexo dessas ações, entretanto, está na mobilização dos motoristas através do projeto de Educação Continuada, aumentando a qualidade de vida, do treinamento e da capacitação dos caminhoneiros.

A revista também faz um balanço histórico das ações realizadas pelo Programa desde o seu lançamento, como parcerias e colaborações técnicas, pesquisa com motoristas, ciclos de workshops, palestras, cursos de formação, ações conjuntas com empresas signatárias e lançamento de campanhas, materiais educativos e de suporte. A partir da pesquisa O Perfil do Caminhoneiro no Brasil, a revista também traz uma análise qualitativa sobre o comportamento do motorista profissional em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Tabuladas no primeiro semestre de 2008, as estatísticas mostram que os caminhoneiros envolvidos com esse problema são os que ficam mais tempo parados em filas de carga ou em postos de abastecimento.

Outro tema abordado pela revista corresponde ao lançamento do Manual de Indicadores do Pacto. Lançado no primeiro semestre de 2008, o Manual auxiliará as empresas na implantação de indicadores, que têm como objetivo mensurar e dar o acompanhamento adequado a cada uma das ações planejadas e postas em prática pelas empresas signatárias. Além disso, você poderá saber mais sobre os Fundos da Infância e da Adolescência, e como eles podem ser utilizados pelas empresas que pretendem apoiar projetos sociais.

 

Através da revista, você também vai conhecer uma pesquisa que revela quem são e onde vivem as crianças e os adolescentes mais sujeitos à exploração sexual. Com base nessas informações, a revista também traz uma reportagem especial sobre como funcionam as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A reportagem, realizada na divisa entre os estados do Mato Grosso e Pará, revela como redes criminosas fazem tráfico de adolescentes para serem exploradas em prostíbulos ao longo da BR- 163, a falta de ações de combate ao crime, e o drama das famílias que convivem com essa realidade.

A revista Na Mão Certa começou a ser distribuída às empresas signatárias e aos parceiros do Programa durante esta semana. O conteúdo completo também pode ser acessado através do site www.namaocerta.org.br

Agradecimento Especial

O Programa Na Mão Certa agradece à Transporte Della Volpe S/A pelo apoio na produção da capa.

 

  Leia também  

"Como esposas de caminhoneiros, também temos o dever de denunciar"
Ação empresarial: Binotto mobiliza empresas parceiras em ações conjuntas
Ação Empresarial: Caminhão da Julio Simões divulga Programa nas estradas
Ação empresarial: UniMar comemora dia do motorista
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar