Programa Na Mão Certa

Guia auxilia no tratamento de informações sobre os direitos da criança e do adolescente

"Por que não se deve usar o termo 'menor'? Como se referir a meninos e meninas abusados sexualmente? Posso publicar a foto de uma criança?". Essas e outras dúvidas rotineiras são o foco do novo site da Rede ANDI Brasil, lançado com o objetivo de auxiliar jornalistas e organizações na cobertura e no tratamento de temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente. O espaço traz tópicos como o uso da imagem, expressões mais adequadas e situações em que a criança pode ser colocada em risco.

No “guia virtual”, os profissionais terão ainda a oportunidade de enviar dúvidas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que serão respondidas por um “Help Desk” ou “Fale Conosco”, administrado pelas organizações integrantes da Rede. Já na seção “Campanha”, spot de rádio, vídeo e cartazes alusivos ficarão disponíveis para download gratuito. Os materiais são resultado de uma mobilização conjunta entre sociedade civil, governo e organizações internacionais, que decidiram usar a mesma identidade para promover a causa.

O site também traz diversas informações para o entendimento e cobertura da temática, como uma linha do tempo dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, dados sobre o antigo Código de Menores e a própria lei n° 8.069, que implementou o Estatuto. Na seção “Biblioteca”, o internauta acessa um glossário com cerca de 70 verbetes, além de legislação, agenda e links para páginas de instituições que trabalham na luta em defesa do bem-estar dos meninos e meninas.

Todos esses materiais já estão disponíveis através do site da ANDI, no endereço www.andi.org.br.

 

  Leia também  

Pesquisa revela que seis em cada dez motoristas estão doentes
II Encontro Empresarial está com inscrições abertas
Childhood Brasil e ANDI realizam 4º Concurso Tim Lopes de Jornalismo
Ação Empresarial: ABTCP assina Pacto Empresarial
Ação Empresarial: Grupo AREX realiza ações de apoio ao Programa
Ação Empresarial: Cerbel comemora dia do caminhoneiro
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar