Programa Na Mão Certa

Childhood Brasil e ANDI realizam 4º Concurso Tim Lopes de Jornalismo

Oito projetos de reportagem foram premiados pela Comissão Julgadora do 4º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, uma iniciativa da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e da Childhood Brasil. O resultado demonstra o avanço no tratamento dado pela imprensa brasileira ao tema violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Concurso é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social através da mídia em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do país: o abuso e a exploração sexual. Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema. Cada projeto selecionado recebe, além de um prêmio no valor de R$ 3 mil, uma bolsa de incentivo à investigação, que pode chegar a R$ 16 mil, para cobrir as despesas com a produção da reportagem. Além deste apoio financeiro, os jornalistas têm à disposição duas especialistas na temática que atuam como consultoras para os projetos.

A novidade desta edição é que além das matérias premiadas oficialmente, foram selecionadas duas propostas com menção honrosa apoiadas financeiramente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. "O prêmio Tim Lopes traz uma efetiva contribuição para a revelação da realidade da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil. Embora visível nas esquinas, nas estradas, o problema é pouco revelado", afirma a secretária-executiva do Comitê, Neide Castanha.

Ela afirma que o concurso tem um resultado que vai além das reportagens. "As matérias são uma fonte de pesquisa para análise da situação no País", aponta. "O Concurso cumpre um papel de mobilização da sociedade, através dos formadores de opinião, e isso é uma estratégia mais do que necessária para o enfretamento de uma violência dessa natureza".

Para o secretário-executivo da ANDI, Veet Vivarta, o Concurso tem alcançado os resultados desejados, ao estimular o debate público sobre o grave problema da violência sexual que atinge crianças e adolescentes brasileiros e a reflexão sobre as soluções. "A qualidade dos projetos inscritos e das propostas selecionadas pelo Júri comprova o amadurecimento das redações brasileiras na compreensão sobre a importância do trabalho de controle social exercido pela mídia", avalia.

A diretora-executiva da Childhood Brasil, Ana Maria Drummond, afirma que o Concurso também cumpre um papel de formação dos jornalistas em relação às especificidades do tema. Neste sentido, nos dias 4 e 5 de agosto foi realizado, em São Paulo , um seminário com os jornalistas vencedores para apresentar conceitos e informações sobre a temática da violência sexual contra meninos e meninas. "A gente se preocupa em dar todo e qualquer subsídio para que eles façam o trabalho com excelência técnica", afirma Ana.

O seminário teve a participação do procurador regional dos direitos do cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo , Sergio Suyama, especialista no combate aos crimes na Internet; de representantes da ANDI e da Childhood; além das especialistas Graça Gadelha e Andreina Moura, que atuarão como consultoras dos jornalistas ao longo de toda a elaboração das reportagens.

A quarta edição do Concurso Tim Lopes é uma iniciativa da ANDI e da Childhood Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Portal Imprensa. O concurso conta ainda com a cooperação da Paris Filmes, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Fundação Abrinq.

A UNICEF também apoiou o concurso, viabilizando a premiação do Projeto da Revista Viração, vencedor na categoria Mídia OnLine e Alternativa.

*Com informações da ANDI

 

  Leia também  

Pesquisa revela que seis em cada dez motoristas estão doentes
II Encontro Empresarial está com inscrições abertas
Ação Empresarial: ABTCP assina Pacto Empresarial
Ação Empresarial: Grupo AREX realiza ações de apoio ao Programa
Ação Empresarial: Cerbel comemora dia do caminhoneiro
Guia auxilia no tratamento de informações sobre os direitos da criança e do adolescente
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar