Programa Na Mão Certa

Comitê realiza última reunião preparatória para o II Encontro Empresarial Na Mão Certa

Na sexta-feira (8), o comitê executivo do Programa Na Mão Certa realizou a última reunião preparatória do II Encontro Empresarial. Com apoio da Copagaz e da Pamcary, o evento, que acontecerá no dia 10 de setembro, em São Paulo, tem como objetivo aproximar a temática do Programa do cotidiano empresarial, aprofundar o conhecimento sobre o assunto e proporcionar a troca de experiências entre as empresas signatárias. Durante a reunião de sexta-feira, foram discutidos, entre outros assuntos, os temas dos painéis, espaços para debates e indicações de palestrantes e mediadores.

Representantes de 15 empresas signatárias participaram da reunião, que também contou com a presença de Renato Mendes, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apoiador técnico do Programa. Dando continuidade às questões levantadas na primeira reunião, definiu-se que o Encontro contará com três painéis ao longo do dia, com os temas Articulação, Educação e Proteção. Em cada um dos painéis, empresas signatárias e entidades convidadas irão expor casos bem-sucedidos, expectativas e desafios relacionados aos temas.

Para o eixo Articulação, a principal intenção é apresentar casos exitosos de empresas signatárias com forte articulação na cadeia de valor visando ampliar a rede de empresas atuantes na causa. O Programa também vai apresentar, no âmbito intersetorial, os avanços do grupo de trabalho composto por empresas signatárias do Pacto Empresarial, Polícia Rodoviária Federal e OIT que está desenvolvendo novas oportunidades de enfrentamento integrados. A base destes trabalhos são os mapeamentos de pontos vulneráveis publicados.

Dentro das apresentações e debates envolvendo o assunto Educação, empresas convidadas mostrarão iniciativas bem-sucedidas que aliam Responsabilidade Social com o Projeto de Educação Continuada aplicado aos motoristas. Farão parte do painel programas e eventos realizados pelas signatárias, além da apresentação de meios encontrados para adaptar e incentivar o uso dos materiais oferecidos pelo Programa na mobilização dos motoristas, respeitando valores e culturas individuais.

Para finalizar o evento, no painel Prevenção e Proteção, a Secretaria Especial de Direitos Humanos fará uma breve explanação sobre as ações desenvolvidas e os encaminhamentos dados às denúncias recebidas no ligue 100. A intenção é deixar claro quais os desdobramentos a partir das denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, e as formas disponíveis para se acompanhar e medir os resultados das ações. Ainda neste painel está prevista a participação do Conanda que vai abordar o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) com foco em como as empresas podem utilizar esse recurso para apoiar projetos em prol de vítimas da exploração sexual.

Diferente do I Encontro, o evento deste ano será limitado às empresas signatárias do Pacto Empresarial. O número de participantes será restrito a uma vaga por empresa, com o total de 150 vagas oferecidas. Paralelo ao II Encontro, serão oferecidas oficinas de formação de pontos focais (25 vagas) e multiplicadores (75 vagas), como quinta edição do Ciclo de Workshops Regionais.

As inscrições estarão abertas a partir de 20/08, pelo site www.namaocerta.org.br, onde também poderão ser acessadas informações sobre o evento, valor das inscrições e sobre o perfil esperado dos participantes das oficinas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@namaocerta.org.br.

 

  Leia também  

18 anos do ECA
Lançado o quarto volume do Guia Na Mão Certa para caminhoneiros
Arco-Íris é a primeira rede de postos a apoiar o Programa Na Mão Certa
Senado apresenta projeto de lei de incentivo fiscal para empresas que auxiliam projetos sociais
Comissária da ONU aprova ações de proteção infanto-juvenil no Pará
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar