Programa Na Mão Certa

Ação Empresarial: Dudalina

Pensando em oferecer formas de geração de renda para crianças, adolescentes e famílias resgatadas da exploração sexual, a Dudalina comemora o terceiro ano do projeto Kit Retalho. Através dessa ação, famílias de todo o Brasil são alcançadas por oficinas de costura e confecção de peças de Pachwork. O projeto também é reconhecido pela promoção da conscientização ecológica.

Segundo o diretor de exportação da Dudalina, Rui Leopoldo Hess de Souza,, o programa Kit Retalho é uma iniciativa complementar às ações ligadas ao Programa Na Mão Certa que busca a melhoria de vida de famílias prejudicadas pela exploração sexual. O programa também visa a conscientização ambiental através do aproveitamento total de materiais utilizados pela empresa ao mesmo tempo em que mobiliza a sociedade pela mudança de hábitos que possam poluir o meio ambiente. “Em 2008, começamos a incentivar a produção de 'sacolas ecológicas', feitas de retalho, com o objetivo de substituir as sacolas plásticas nos supermercados”, explica.

Em 2005, a empresa distribuiu 375 kits para produção de peças de Patchwork. Em 2008, já foram encomendados mais de cinco mil kits, distribuídos em todo o Brasil. A seleção das famílias beneficiadas é feita através de representantes, clientes e fornecedores da empresa, que identificam associações e entidades interessadas em participar do projeto. Depois de cadastradas, as famílias recebem retalhos de tecido, botões, cones de linha e um manual que ensina as técnicas do Patchwork. “São cerca de 250 quilos de retalhos distribuídos todos os meses”, completa Souza.

Ainda no primeiro semestre de 2008, a Dudalina, em parceria com a Silmaq Máquinas e a Pastoral da Criança, irá inaugurar uma oficina piloto em Terra Boa (PR). Nela, serão cedidas quatro máquinas de costura e capacidade para atender a demanda de sacolas ecológicas. “A princípio, dez mães participantes do programa na cidade receberão treinamento. A intenção é ampliar esse projeto para mais pessoas e em outras regiões de risco por todo o Brasil”, afirma Souza.

Sobre a empresa

Com 50 anos de história, a Dudalina é hoje a maior camisaria masculina da América Latina. Com mais de 1,3 mil colaboradores, a empresa é referência no mercado de moda no Brasil. Em 2004, a Dudalina começou a investir em responsabilidade social através de projetos voltados para as áreas de educação, saúde e meio ambiente. Desde novembro de 2006, a Dudalina apóia o Programa Na Mão Certa, divulgando o programa entre os funcionários, conscientizando seus motoristas e assumindo publicamente o compromisso com o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

 

  Leia também  

Impunidade dificulta combate ao abuso e à exploração sexual, aponta Unicef
Ação Empresarial: Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Ação Empresarial: Temar 3
Banco de dados unificado entre ONGs enfrenta a exploração sexual de crianças e adolescentes no Pará
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar