Programa Na Mão Certa

Blitz e capacitação de caminhoneiros marcam início de ações na Gerdau Aços
Longos

Durante o mês de abril, a Gerdau deu mais um importante passo na conscientização e na mobilização de seus motoristas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A unidade de Aços Longos, localizada em Divinópolis (MG), abordou e treinou a todos os motoristas que trafegam pela usina de produção.

A ação começou com a realização de uma blitz educativa no dia 2 de abril. Com a participação de colaboradores da empresa envolvidos no programa e com o apoio da Polícia Militar de Divinópolis e de transportadoras parceiras, 110 motoristas que entravam ou saíam da usina foram abordados. Durante a abordagem, receberam orientações sobre como evitar, prevenir e denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Os motoristas também receberam informativos do programa e brindes.

A segunda etapa da ação iniciou no dia 14, com a capacitação de profissionais envolvidos no transporte de minérios e de aços longos da empresa. O treinamento começou a ser oferecido de segunda a sábado, durante o dia todo. Desde o início, 230 motoristas já participaram das atividades que envolvem temas como segurança, qualidade e meio ambiente. Segundo os organizadores, a aceitação da causa promovida Programa Na Mão Certa tem sido bastante grande. Os motoristas têm participado ativamente, opinando sobre o problema, relatando acontecimentos que presenciaram, se dispondo a atuar como agentes de proteção de crianças e adolescentes em situação de risco nas estradas e adesivar seu caminhão

Segundo Elenaudo Linhares, coordenador de transportes da Gerdau, as ações em Divinópolis fazem parte de um plano maior que envolve todas as 92 unidades de produção e os cerca de oito mil caminhoneiros que atendem a empresa. “Nossa expectativa é que nossos caminhoneiros se tornem verdadeiros agentes de transformação de um problema que tanto envergonha nossa sociedade e que compromete seriamente o futuro de nossas crianças e adolescentes. É um grande desafio que precisa ser vencido”, afirma.

Desde fevereiro, a Gerdau iniciou uma série de atividades na busca pela integração e sistematização do Programa Na Mão Certa em todas as unidades da empresa espalhadas pelo Brasil. Entre as ações complementares às “blitz” e aos treinamentos para sensibilização e capacitação dos caminhoneiros, estão em desenvolvimento ainda os indicadores para monitorar o programa, a capacitação de multiplicadores em todas as unidades e a divulgação do Programa para fornecedores da cadeia de transporte.

 

  Leia também  

Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Lançado o terceiro volume do Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros
I Workshop ABAD Na Mão Certa
Grupo Reunidas é o mais novo apoiador do Programa Na Mão Certa
Denúncias de exploração sexual na Amazônia ameaçam religiosos
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar