Programa Na Mão Certa

I Workshop ABAD Na Mão Certa

No último dia 14, o Instituto ABAD, braço de responsabilidade social da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), com o apoio da Cadbury, também signatária, realizou o I Workshop ABAD Na Mão Certa. Destinado às associadas da região de São Paulo, o evento teve como objetivo a divulgação do Programa Na Mão Certa, a sensibilização e a mobilização das empresas a também se comprometerem com o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.

Durante o evento, foram realizadas oficinas e palestras explicativas sobre o Programa Na Mão Certa, sobre as ações desenvolvidas e sobre a necessidade do envolvimento das empresas. Também foram levantadas e identificadas características próprias e diferenciais do setor atacadista distribuidor em relação aos demais setores de economia que utilizam o transporte rodoviário, fundamental para o planejamento de ações de sucesso. “A primeira constatação foi a de que o setor, além de caminhoneiros, possui um grande contingente de representantes comerciais, que também circulam pelas estradas do país e, por isso, podem e devem ser preparados para se tornarem agentes de mudança”, afirma Fabiano Rangel , da Txai Consultoria, responsável pela condução das oficinas realizadas durante o evento.

Outra característica do setor é a utilização de rotas mais curtas e estradas vicinais, que geralmente dificultam a identificação de pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A partir dessa informação, identificou-se a oportunidade e a necessidade de preparar caminhoneiros e representantes comerciais para identificar, evitar e denunciar pontos de exploração.

O evento também resultou na construção de um mapa de ações, que servirá como referência para as associadas que buscam idéias e parâmetros para iniciativas próprias, condizentes com o setor onde atuam. “Foi proposto um modelo prático de atuação das empresas junto aos seus funcionários, especialmente caminhoneiros e representantes comerciais. Começamos pela região de São Paulo, mas já estamos em processo de validação para as outras regiões do Brasil”, explica Daniel Pascalicchio, gerente executivo do Instituto ABAD. Esse mapa será divulgado no site da associação, onde as empresas, além de consultá-lo, poderão sugerir novas ações e contribuir para a ampliação da abordagem do tema pelo setor.

A ABAD conta atualmente com mais de 3,3 mil empresas associadas, entre atacadistas, industriais e prestadores de serviços. O apoio dado ao Programa Na Mão Certa tem como principal objetivo o comprometimento de todo o setor atacadista distribuidor no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. “Todas as nossas ações têm forte compromisso com a responsabilidade social na cadeia de produção. Queremos sensibilizar a grande massa de caminhoneiros e empresas de transportes que prestam serviços ao setor atacadista distribuidor . A ABAD e seus associados vão se empenhar para ajudar a enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas”, afirma Geraldo Eduardo da Silva Caixeta, presidente da ABAD.

 

  Leia também  

Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Lançado o terceiro volume do Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros
Blitz e treinamento marcam início de ações na Gerdau Aços Longos
Grupo Reunidas é o mais novo apoiador do Programa Na Mão Certa
Denúncias de exploração sexual na Amazônia ameaçam religiosos
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar