Programa Na Mão Certa

Agência Farol e SEDH criam Banco Nacional de Boas Práticas

Fevereiro marcou o início do levantamento de dados para a construção do Banco Nacional de Boas Práticas. Desenvolvido pela Agência de Cooperação Social Farol e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, a pesquisa tem como objetivo a criação e a divulgação de um banco de dados de boas práticas desenvolvidas na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em linhas gerais, a pesquisa envolve a identificação e o detalhamento dos projetos desenvolvidos por diferentes entidades privadas e pelo poder público dentro do território nacional. Esse detalhamento inclui a descrição dos objetivos gerais e específicos de cada projeto, os resultados esperados e atingidos, a equipe técnica envolvida e a metodologia aplicada. Também estão sendo identificadas as áreas de atuação e as parcerias feitas tanto para elaboração quanto para a execução dos projetos.

Segundo Lúcia Fonseca de Toledo, Presidente da Agência de Cooperação Social Farol, o banco de dados será georeferenciado, possibilitando o cruzamento dos dados obtidos em diferentes regiões do país. "O Banco vai mostrar quais as boas práticas desenvolvidas no Brasil, a aplicação de medidas sócio-educativa e a convivência familiar e comunitária. Este trabalho vai possibilitar que estas práticas sejam conhecidas, que as diferentes entidades troquem informações entre si e que sejam criadas políticas públicas", completa.

Após concluído, o Banco Nacional de Boas Práticas será disponibilizado à SEDH, que pretende utilizá-lo no planejamento de suas ações, inclusive no que diz respeito a financiamento de projetos. A primeira fase do estudo envolve a captação de informações sobre os projetos desenvolvidos em todo o território brasileiro, que, em uma segunda fase, serão analisadas e irão compor o banco nacional. Entidades interessadas em participar devem entrar em contato com a Agência Farol pelo e-mail farol.boaspraticas@gmail.com.

 

  Leia também  

Estréia da peça teatral Geraldo e Marcelo - dirigindo por um Brasil Melhor
Ação na Scania
Seminário discute exploração sexual de crianças na BR 163
De olho no assunto – resumo das principais notícias

 

Voltar