Programa Na Mão Certa

Estréia da peça teatral Geraldo e Marcelo - dirigindo por um Brasil Melhor

O Programa na Mão Certa deu mais um importante passo na conscientização e mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Patrocinada pela Deca e Duratex, a peça Geraldo e Marcelo – dirigindo por um Brasil melhor estreou com sucesso no dia primeiro de março.

A peça faz parte da programação apresentada pelo Programa Na Mão Certa e foi inserida na Apresentação para caminhoneiros, do Projeto de Educação Continuada realizada pelo psicólogo e consultor Elder Cerqueira. Os personagens Geraldo e Marcelo, protagonistas dos Guias Na Mão Certa para caminhoneiros, ganham vida durante a encenação. Em meio aos espectadores, os atores interferem na palestra e criam uma ponte de identificação com o público.

Com base em pesquisa realizada no Brasil, os temas da encenação abordam questões de relevância para a reflexão dos caminhoneiros, estimulando sua ação concreta e seu engajamento na campanha como agentes de proteção de crianças e adolescentes em situação de risco. A valorização da vida e dos direitos de crianças e adolescentes, o respeito a cada pessoa, o estímulo às qualidades de amizade, camaradagem e honra dos caminhoneiros, a utilização da criatividade como instrumento de conhecimento, são algumas das diretrizes da encenação.

Segundo Elder Cerqueira, a união da peça teatral com a apresentação desenvolvida tornou ainda mais rica a programação e conseguiu criar empatia no público. "A performance teatral foi um momento de grande interação entre os atores e o público, que se identificou com o que estava sendo apresentado de forma extremamente natural. Foi muito bom ver os personagens do Guia ganhando vida. Certamente, a peça teve grande valor adicional à apresentação", comemora.

"Já nos primeiros minutos da encenação, um motorista colocou-se em pé, preocupado com que Geraldo e Marcelo não se desentendessem e viessem a prejudicar a fala do palestrante. Ao longo da apresentação, inúmeras outras manifestações demonstraram a identificação do público com os personagens e as situações abordadas. O humor em meio a um assunto tratado com seriedade tornou o clima agradável e receptivo. Tenho certeza de que este momento ficará gravado na vida dos caminhoneiros presentes", comemora Gisela Arantes, criadora e diretora da peça.

A primeira apresentação de Geraldo e Marcelo – dirigindo por um Brasil melhor fez parte do evento O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovido pela Scania. A peça passou a fazer parte de toda a programação do evento, que encerra em junho, mas não é exclusiva da empresa.

 

  Leia também  

Ação na Scania
Agência Farol e SEDH criam Banco Nacional de Boas Práticas
Seminário discute exploração sexual de crianças na BR 163
De olho no assunto – resumo das principais notícias

 

Voltar