Programa Na Mão Certa

Desafios e oportunidades da atuação em rede no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes

Concessionária Triunfo Transbrasiliana debateu o tema na Câmara Municipal de Lins e promoveu rodas de leitura para conscientização de crianças e adolescentes

Signatária do Pacto do Programa Na Mão Certa, a empresa Triunfo Participações e Investimentos, por meio de suas cinco concessionárias de rodovias – Concebra, Concepa, Concer, Econorte e Transbrasiliana – e monitoramento centralizado do Instituto Triunfo, parceiro estratégico nos temas de impacto social, desenvolve ações intersetoriais para a conscientização da sociedade e mobilização dos motoristas para que atuem como agentes de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Observando a diversidade e contextos em que estão inseridas, as empresas Triunfo atuam conforme as especificidades de cada região. Uma dessas oportunidades estratégicas foi observada pela Triunfo Transbrasiliana (que administra o trecho paulista da BR-153), durante reunião temática na Câmara Municipal de Lins, realizada em maio, em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, diversos participantes manifestaram grande apoio à agenda de proteção da infância e adolescência no país, buscando formas de intensificar as ações.

O cenário propenso à colaboração se repetiu no dia seguinte, em evento realizado pelo município de Lins, quando o sociólogo e professor da Unesp de Araraquara, Augusto Caccia-Bava Júnior, palestrou sobre o tema para 500 profissionais que atuam com crianças e adolescentes, entre médicos, enfermeiros e educadores da rede municipal, estadual e particular de ensino.

Ao longo do mês de maio, foi criado um calendário com diversas ações sobre o tema, passando pela divulgação do Disque 100 – o principal serviço de denúncia de violações de direitos humanos – até atividades de orientação e empoderamento de crianças e adolescentes para que saibam identificar, evitar e denunciar situações de risco.

Pela primeira vez em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar de Lins, a Triunfo Transbrasiliana promoveu rodas de leitura do livro infantil O Segredo da Tartanina com crianças de todas as instituições assistenciais do município. Desenvolvido por três psicólogas, o livro auxilia professores, educadores, assistentes sociais e demais agentes que atuam diretamente na formação de crianças e pré-adolescentes a trabalharem a prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil.

No mesmo período, a Concessionária também realizou dinâmicas com adolescentes e jovens que participam do programa Jovem Aprendiz sobre o tema e exibiu o filme O Segredo de Lara. “A parceria com todos os órgãos envolvidos, desde o primeiro momento, da idealização à ação, foi fundamental para que conseguíssemos levar o tema com a qualidade e didática necessária para cada uma das faixas etárias”, avalia Pricilla Ratto, coordenadora de Comunicação e da Ouvidoria da Triunfo Transbrasiliana.

Com assessoria da Childhood Brasil, o Instituto Triunfo implantou um plano anual padronizado em que cada empresa descreve as ações previstas para os próximos doze meses, detalhando objetivos, indicadores, parceiros locais e recursos necessários para cada ação.

“Esse planejamento integrado faz com que as empresas fiquem mais atentas às oportunidades locais de atuação além de compartilhar as boas práticas na companhia”, explica Liza Valença, representante do Instituto Triunfo.

DESTAQUE 10 ANOS
Compromissos do Pacto Empresarial atendidos:

    

A Childhood Brasil estimula a atuação intersetorial para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes junto às empresas há 10 anos. Nesse aspecto, os compromissos do Pacto são diretrizes que orientam a implantação de um plano de ação para sensibilizar os caminhoneiros a agirem como agentes de proteção, assim como apoiar projetos de reintegração social de crianças e adolescentes vulneráveis à exploração sexual.

A atuação da Triunfo Participações e Investimentos no município de Lins evidencia a importância de uma empresa trabalhar em rede com seus colaboradores, órgãos públicos e entidades localizadas em sua área de atuação para promover ações capazes de unir esforços com o objetivo de enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, incluir o tema nos treinamentos desse profissional edifundir boas práticas.
Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema.
Estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam compromissados com os princípios do Pacto.
Informar e incentivar seus funcionários a participar de ações para eliminar o problema.
Apoiar projetos de atenção a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual ou vulneráveis a ela, com recursos próprios e/ou do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), em parceria com governos e/ou organizações sem fins lucrativos.
Monitorar os resultados de suas ações e divulgá-las para a sociedade.
No caso de federações e entidades empresariais representativas, considerando que estas não possuem poder fiscalizador, o compromisso consiste em recomendar a seus associados que observem as práticas recomendadas no pacto.

 

  Leia também  

Nos 10 anos do Programa Na Mão Certa, C&A reúne caminhoneiros para debater a profissão e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas
Patrus lança aplicativo para melhorar o relacionamento entre a empresa e os caminhoneiros
Globo Estrada Na Mão Certa

 

Voltar