Programa Na Mão Certa

Patrus lança aplicativo para melhorar o relacionamento entre a empresa e os caminhoneiros

Ainda em fase de testes, aplicativo deve ser disponibilizado em julho ao público geral

Com o objetivo de treinar motoristas sobre temas relacionados à segurança e à cidadania, a Patrus criou o programa “Direção Consciente”, com reuniões presenciais para abordar tais assuntos, seguindo os compromissos firmados no Pacto do Programa Na Mão Certa. Com o tempo, entretanto, a empresa percebeu que os motoristas demonstravam certa impaciência em ficar na “sala de aula”. Por se tratar de um profissional que passa muito tempo na estrada, havia a dificuldade em manter um relacionamento mais próximo e contínuo oferecendo informações e orientações que o auxiliassem a melhor exercer sua profissão.

Diante de tal constatação, a Patrus decidiu usar a tecnologia para desenvolver o aplicativo Rota Certa, com a finalidade de facilitar a comunicação e o relacionamento entre a empresa e os motoristas. O aplicativo pretende colaborar na conscientização de assuntos de interesse dos caminhoneiros, como a importância de cuidar da saúde física e psicossocial, dicas para o trânsito nas rodovias, regras de circulação e legislação, direção defensiva, acidente e roubos, mecânica, condução econômica, postura profissional e valores familiares. O aplicativo também aproveita facilidades de geo-referenciamento, como a localização de postos de parada validados pela empresa gerenciadora de risco e postos policiais, além de ampliar conhecimentos sobre a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo a prevenção da exploração sexual,

De acordo com o Instituto Marum Patrus, gestor do aplicativo, para incentivar o uso e a interatividade, muito do conteúdo do Rota Certa é apresentado no formato de vídeos curtos e, cada vez que ele assiste a um dos vídeos, pode responder perguntas e ganhar pontos que mais adiante serão trocados por prêmios.

Lançado em março de 2017, o aplicativo está em período de testes, disponível apenas para motoristas da Patrus. Segundo a empresa, a intensão é disponibiliza-lo, a partir de julho, para qualquer motorista ou pessoa interessada nos assuntos que são divulgados.

DESTAQUE 10 ANOS
Compromissos do Pacto Empresarial atendidos:

   

Intervir com ações e procedimentos junto ao caminhoneiro para que ele atue como agente de proteção visando a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras é um dos compromissos do Pacto. Para que isso se transforme em realidade, a Childhood Brasil e o Programa Na Mão Certa estimulam o debate dos temas que afetam a qualidade de vida no trabalho do caminhoneiro, seja por meio de programas presenciais ou à distância de treinamento, educação continuada e formação profissional.

A criatividade do Instituto Marum Patrus em criar o aplicativo Rota Certa é um grande exemplo de como é possível utilizar a tecnologia a favor dos objetivos e interesses da empresa, agregando dicas úteis para o dia a dia do caminhoneiro e sua atitude cidadã.

Melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, incluir o tema nos treinamentos desse profissional edifundir boas práticas.
Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema.
Estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam compromissados com os princípios do Pacto.
Informar e incentivar seus funcionários a participar de ações para eliminar o problema.
Apoiar projetos de atenção a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual ou vulneráveis a ela, com recursos próprios e/ou do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), em parceria com governos e/ou organizações sem fins lucrativos.
Monitorar os resultados de suas ações e divulgá-las para a sociedade.
No caso de federações e entidades empresariais representativas, considerando que estas não possuem poder fiscalizador, o compromisso consiste em recomendar a seus associados que observem as práticas recomendadas no pacto.

 

  Leia também  

Nos 10 anos do Programa Na Mão Certa, C&A reúne caminhoneiros para debater a profissão e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas
Desafios e oportunidades da atuação em rede no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes
Globo Estrada Na Mão Certa

 

Voltar