Programa Na Mão Certa

Ações com caminhoneiros integram projeto amplo de proteção em obra de expansão da Fibria em MS

Empresa promove mobilização entre setores visando ações de proteção da infância e adolescência

O Programa Agente do Bem de Três Lagoas é uma iniciativa da Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, em parceria com a Childhood Brasil. Desenvolver um programa estruturado para proteger crianças e adolescentes contra a violência sexual é um objetivo deste movimento, que tem na prevenção uma das principais diretrizes de sustentabilidade da empresa, em especial durante as obras de expansão de sua unidade em Três Lagoas (MS), batizado de Projeto Horizonte 2.

Lançado oficialmente em março de 2016, o Programa Agente do Bem de Três Lagoas tem crescido no município por meio de ações entre setores com forte integração dos serviços que compõe o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Outro exemplo dessa significativa integração é o reforço com o Programa Na Mão Certa, porta de entrada que torna motoristas Agentes do Bem, ou seja, multiplicadores na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “O intuito é que eles usem e divulguem o Disque 100 por onde passarem. Além de ser um serviço gratuito, é anônimo e, dessa forma, todos que utilizarem esse canal farão uma ação do bem e estarão nos ajudando a proteger nossas crianças e adolescentes”, explica a coordenadora de Sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama.

As ações de sensibilização são realizadas nos pontos de triagem e descanso dos caminhoneiros, por meio de palestras informativas sobre a legislação vigente no Brasil e a responsabilidade dos adultos no desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes.

DESTAQUE 10 ANOS
Compromissos do Pacto Empresarial atendidos:

  

Desde 2015 a Childhood Brasil vem trabalhando num forte alinhamento de oportunidades com o setor privado, a partir de um mapeamento de riscos que envolvem uma operação ou um grande empreendimento, considerando sempre suas esferas de influência.

As soluções são propostas às empresas e integram as metodologias já disponíveis como o Programa Grandes Empreendimentos, Programa Na Mão Certa, Proteção em Rede e Turismo.

Exemplo dessa importante integração de metodologias, o Programa Agente do Bem Três Lagoas promove nessa atividade inserida no Programa Na Mão Certa uma grande ação de proteção da infância e adolescência juntos aos caminhoneiros.

Melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, incluir o tema nos treinamentos desse profissional edifundir boas práticas.
Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema.
Estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam compromissados com os princípios do Pacto.
Informar e incentivar seus funcionários a participar de ações para eliminar o problema.
Apoiar projetos de atenção a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual ou vulneráveis a ela, com recursos próprios e/ou do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), em parceria com governos e/ou organizações sem fins lucrativos.
Monitorar os resultados de suas ações e divulgá-las para a sociedade.
No caso de federações e entidades empresariais representativas, considerando que estas não possuem poder fiscalizador, o compromisso consiste em recomendar a seus associados que observem as práticas recomendadas no pacto.

 

  Leia também  

Iniciativa da InterCement para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes vira lei em cidade mineira
Unidade móvel vai ao encontro dos caminhoneiros para formá-los como agentes de proteção
Em 'blitz educativa', concessionária Rota Atlântico orienta motoristas na véspera do Carnaval
Globo Estrada Na Mão Certa

 

Voltar