Programa Na Mão Certa

Pesquisa mostra que jovens apoiados pelo 'Projeto Grandes Eventos e Infancia' estão mais conscientes e engajados após iniciativa



Após um ano de parceria entre mais de dez organizações [AFW1] pelo enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em grandes eventos, jovens que participaram das atividades do 'Projeto Grandes Eventos e Infância' em nove cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 estão mais engajados e conscientes sobre formas de prevenção e denúncia dessas violações dos direitos de criancas e adolescentes . A conclusão é de uma pesquisa que entrevistou mais de cem participantes do projeto para identificar suas principais conquistas, a pedido da Childhood Brasil e da OAK Foundation. A menos de quatro meses do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o aprendizado com o ‘Projeto Grandes Eventos e Infância' ’ se torna ainda mais valioso.

Essa ação do projeto foi criada em 2013 para apoiar iniciativas com ênfase no protagonismo de crianças e adolescentes para o enfrentamento da violência sexual. Nove projetos de ONGs que atuam em cidades-sede da Copa foram selecionados para receber apoio de gestão e financiamento da Childhood Brasil. A Move, uma consultoria de avaliação e estratégia em desenvolvimento social, entrevistou um total de 101 jovens participantes, além dos líderes das ONGs parceiras e dezenas de outros jovens que participaram de debates sobre o tema nas redes sociais.

A sensibilização dos jovens frente ao tema da violência sexual contra a criança e o adolescente foi o principal resultado identificado pelo estudo. Na maior parte dos casos, eles se mostraram mais conscientes sobre as formas de prevenção e os canais de denúncia dessas violações. Muitos desses jovens participantes já sofreram casos de violência na própria pele.

Cerca de 33% dos adolescentes e jovens entrevistados disseram que já sofreram algum tipo de violência, o que inclui agressões físicas, ofensas morais, violência psicológica, preconceito racial, violência verbal e violência sexual. Entre eles, 57% são do gênero feminino. A pesquisa também identificou oito casos, ou 35% dos relatos de algum tipo de violência, em que houve abuso sexual e tentativas forçadas de prática sexual, inclusive dentro de suas próprias casas e realizadas por parentes próximos. Além disso, 73% dos entrevistados disseram que conhecem alguém que já foi vítima de algum tipo de violência.

A pesquisa concluiu também que os projetos os motivaram a protagonizar ações de mobilização e multiplicadoras de boas práticas no enfrentamento dessas violações. Reproduzidas ao longo do relatório, as falas dos jovens deixam claro que eles consideram importante a mobilização em torno do enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, e que a experiência nos projetos despertou-lhes muito mais o interesse em se engajar nesta causa.

Após sua experiência com a promoção dos direitos de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo, a Childhood Brasil vai colocar sua experiência a favor do fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A organização estabeleceu uma sólida parceria com o Comitê Organizador para incluir informações sobre o tema nos diferentes canais do evento, e também na organização das “rodadas temáticas”. As rodadas são encontros mensais com os principais atores da rede de proteção para potencializar as ações preventivas durante o evento. Além disso, a Childhood Brasil está realizando uma ampla pesquisa para organizar os registros de violações dos direitos de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro e melhorar as estratégias de monitoramento das violações. Baseando-se na ampla experiência institucional de mobilização no setor de turismo, a organização também está mobilizando hotéis da cidade para garantir o respeito aos direitos da criança e do adolescente. Essa mobilização envolve o ações de responsabilidade social com os hotéis a a incorporação de um código de conduta pelas empresas. Confira outros resultados do Projeto Grandes Eventos e Infância aqui.

O ‘Projeto Grandes Eventos e Infância' serviu para ampliar entre os jovens a noção de que violência sexual é crime e uma grave violação de direitos. De olho no próximo grande evento esportivo no Brasil que se aproxima, a Childhood Brasil continua mobilizada no trabalho de proteção de criancas e adolescentes contra violência sexual.

 

  Leia também  

Projeto 'Soluções e Ferramentas' convida empresas pioneiras a ampliar atuação no Pacto Empresarial
Protocolo brasileiro para Depoimento Especial de crianças e adolescentes é apresentado no 1º seminário nacional do tema
Patrocinadores 2016: Intercement Brasil
Patrocinadores 2016: Luft
Patrocinadores 2016: Mercedes-Benz do Brasil
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar