Programa Na Mão Certa

Momento histórico: Childhood Brasil e SEST SENAT firmam acordo de cooperação técnica



O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) firmou com a Childhood Brasil um acordo de cooperação para ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A iniciativa vai fortalecer o Projeto Proteger, do SEST SENAT, e o Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil. Entre as ações previstas, estão a troca de conhecimento técnico sobre violência sexual, produção de conteúdos didáticos, formação de profissionais e pesquisas.

O acordo representa um passo de importância histórica para a proteção dos direitos e para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa, cuidadosamente planejada durante meses, vai sensibilizar e preparar, em um primeiro momento, os caminhoneiros. São eles os principais atores do enfrentamento do problema nas estradas. A atuação dos motoristas como agentes de proteção tem se mostrado uma das mais efetivas contribuições para a causa.

Segundo a série de pesquisas realizadas pela Childhood BrasilO Perfil do Caminhoneiro no Brasil – o número de caminhoneiros que não se envolvem com a exploração sexual de crianças e adolescentes aumentou de 63% para 78% nos últimos 10 anos (2005/2015).

Agora, com o acordo entre a Childhood Brasil e o SEST SENAT, a mobilização em torno do tema assume um novo patamar, com efetividade e resultados que em breve vão começar a aparecer. “É um acordo que merece ser celebrado por toda a sociedade brasileira”, enfatiza o diretor-executivo da Childhood Brasil, Rodrigo Santini.

“O caminhoneiro é o ator principal das ações desenvolvidas pelo SEST SENAT e, essa iniciativa visa consolidar a importância desse profissional para a sociedade em amplos sentidos e, nesse projeto especificamente, com atuação direta no enfrentamento a uma das mais graves formas de violação aos direitos humanos”, diz Nicole Goulart, diretora-executiva nacional do SEST SENAT.

Multiplicadores

Por meio da parceria, a Childhood Brasil vai oferecer formação de multiplicadores de colaboradores que atuam com o Projeto Proteger nas unidades operacionais do SEST SENAT. Os multiplicadores vão ministrar palestras, orientar trabalhadores do transporte e pessoas das comunidades.

A Childhood Brasil também vai assessorar no planejamento de ações do SEST SENAT com foco na família e nos trabalhadores do transporte, bem como em eventos nacionais ligados ao enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes.

Sensibilização

A parceria faz parte da estratégia de aproximação com os caminhoneiros sensibilizados pelo Programa Na Mão Certa. No entanto, a intenção dos parceiros é expandir o escopo de atuação para outros atores. “Num primeiro momento, o foco será o caminhoneiro, mas já mapeamos novas oportunidades no setor, com outros potenciais agentes de proteção, como taxistas e operadores portuários, que também poderão ser alcançados”, conta Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

Com os materiais da Childhood Brasil, o SEST SENAT também vai realizar ações de sensibilização, prevenção e esclarecimento com os APS (Agentes de Proteção Social) nos pontos considerados críticos pelo Projeto Mapear, uma parceria da Polícia Rodoviária Federal e da Childhood Brasil.

“Utilizaremos a nossa estrutura em todo o país para sensibilizar o maior número possível de profissionais do transporte. Eles são peças fundamentais nesse trabalho de combate a esse tipo de crime”, destaca Nicole Goulart.

Como parte do acordo, as ações do Programa Na Mão Certa poderão contar com os espaços das 149 unidades do SEST SENAT. O SEST SENAT também se propôs a incentivar as empresas do setor de transporte a aderirem ao Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras e elegerem uma categoria de participação no Programa.

Criado em 2004, o Projeto Proteger amplia sua atuação este ano com o objetivo de agir de forma cada vez mais eficaz, trazendo inclusive os psicólogos das unidades operacionais do SEST SENAT para as ações de sensibilização previstas no projeto. A instituição, consciente de sua responsabilidade social, tem o objetivo cotidiano de trazer esta pauta para discussão, conscientizando a sociedade sobre essa grave violação de direitos.

 

  Leia também  

Atlantica Hotels completa 10 anos de compromisso com a proteção de crianças e adolescentes e recebe homenagem
Secretaria de Direitos Humanos organizou Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Criança e o Adolescente durante o Carnaval
Patrocinadores 2016: Amaggi
Patrocinadores 2016: C&A
Patrocinadores 2016: Grupo CCR
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar