Programa Na Mão Certa

Incorporação do tema ao ISE da Bovespa

O Índice de Sustentabilidade Social (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo adotou em 2007, como um de seus critérios, o compromisso formal de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, uma nova pergunta foi incluída no questionário que mede o ISE: “A companhia possui compromisso formal relativo ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes?”.

O ISE esclarece que a política empresarial deve mencionar o tema de forma direta e explícita. Também informa que a exploração sexual de crianças e adolescentes é freqüentemente associada a atividades como transportes, obras em locais remotos, viagens e outras em que ocorre o deslocamento e/ou concentração temporária de trabalhadores do sexo masculino.

Um texto do glossário explica que a exploração sexual de crianças e adolescentes, a despeito de ser uma questão abordada em diversas leis e alvo de freqüentes campanhas, é um problema comum no Brasil. Apresenta-se de formas mais o menos explícitas, que podem ser ativamente combatidas e prevenidas pela ação das empresas. Diz que é uma grave violação dos direitos das crianças e adolescentes, considerada crime pela legislação brasileira.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador composto de ações emitidas por empresas que têm alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. Sua atual carteira reúne 43 ações emitidas por 34 empresas de 14 setores, que somam R$ 700,7 bilhões em valor de mercado. Desde 1º de dezembro de 2005, quando foi criado, até 9 de agosto de 2007, teve valorização acumulada de 63,3%. Este ano o índice valorizou 13,9% até o momento.

  Leia também  

Primeiro ano do Programa Na Mão Certa: a participação das empresas fez a diferença!
Guia Na Mão Certa para Caminhoneiros: o objetivo de educar já é uma realidade
Ciclo de Workshops Regionais: importantes encontros com nossos parceiros
Indicadores ajudam no acompanhamento dos compromissos do Pacto Empresarial
Exploração sexual de crianças entra no questionário do Guia Exame

 

Voltar