Ações sociais da Cart alcançaram 12.600 pessoas em 2014
A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares - administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225, SP-327 e SP-270. São 444 quilômetros no eixo principal e 390 de vicinais, que passam por 34 cidades e comunidades do interior do estado de São Paulo. Nesse trecho, a empresa desenvolve e apoia uma série de projetos socioambientais, visando o desenvolvimento de comunidades vulneráveis, inclusão social, sustentabilidade, segurança viária e garantia dos direitos humanos. São projetos realizados em parceria, da qual fazem parte o Instituto Invepar, órgãos públicos, ONG´s, empresas terceiras e outros atores que atuam nos municípios cortados pelo Corredor Raposo Tavares, de Bauru a Presidente Epitácio.
Em 2014, cerca de 12.600 pessoas foram atendidas nas mais diversas frentes de atuação social e ambiental promovidas pela CART, nas áreas de saúde, cidadania, educação, direitos humanos, segurança e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento social da CART, Cassiana A. Caglioni, o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas está entre as prioridades da concessionária. “Não são ações pontuais. São iniciativas que acontecem de forma sistemática, ao longo de todo o ano”, explica ela.
Dentre as ações de 2014, a CART criou e distribuiu o manual de direitos humanos para seus fornecedores. É um documento que aborda diversos assuntos ligados à garantia dos direitos, tais como trabalho infantil, trabalho escravo e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Toda empresa contratada para fazer uma obra recebe o manual e passa por um processo de integração com diversas áreas da empresa, no qual é estimulada a replicar as informações para todos os funcionários que estarão em atividade na obra”, diz Cassiana.
A CARTmóvel, unidade móvel da Concessionária Auto Raposo Tavares especialmente adaptada e equipada para a realização dos projetos socioambientais, encerrou o ano atendendo 3.274 pessoas em atividades educacionais na temática de meio ambiente e de segurança viária e com 2.840 atendimentos de checagem rápida de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, medição de massa corpórea e testes de visão. As pessoas que passaram por esse atendimento, além de receber informações sobre segurança, também tiveram a oportunidade de assistir o vídeo do Programa Na Mão Certa, onde os caminhoneiros Geraldo e Marcelo abordam diferentes questões ligadas à vida do caminhoneiro, dentre elas o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
O mesmo vídeo foi apresentado em um evento na comunidade de Assis, em encontros comunitários que acontecem a cada dois meses e que tem como um dos temas principais o enfrentamento do problema.
Também em 2014 a CART aplicou os Indicadores Ethos, desenvolvidos pelo Instituto Ethos para empresas interessadas em avaliar sua gestão sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. O processo, coordenado pelo Instituto Invepar, gerou um plano de ação para áreas diversas da empresa e inclui propostas relacionadas à temática de direitos humanos.
Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU - Organização das Nações Unidas que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Para saber mais sobre a CART, visite o site da empresa.