Toda quarta-feira os colaboradores da Della Volpe têm compromisso contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Independentemente do cargo e do tempo de trabalho, uma vez por semana seus funcionários recebem orientações sobre o Programa Na Mão Certa. "Não tínhamos tanta noção deste assunto tão vasto e preocupante, e a Childhood Brasil proporcionou isso para nós", conta a analista de recursos humanos da empresa, Lígia Nilcen, referindo-se ao mantenedor do Programa.
Nesse
sentido, o Guia Na Mão Certa para caminhoneiros é uma
ferramenta que vem funcionando muito bem para a transportadora. "A publicação
facilita muito na sensibilização sobre o tema", afirma
Lígia. Os mil exemplares adquiridos pela Della Volpe estão
sendo distribuídos entre os empregados de suas 53 filiais em
13 estados brasileiros. "Eles levam os guias para casa e discutem com
a família", completa.
Hoje, a conscientização em relação ao enfrentamento da exploraçãos sexual sofrida por crianças e adolescentes nas estradas está presente nos adesivos nos caminhões da empresa, em faixas espalhadas pelas unidades, nos treinamentos e na "integração": na atividade pela qual passam todos os novos contratados pela Della Volpe, as atribuições e objetivos do Programa Na Mão Certa são abordados junto com recomendações de segurança, cuidados com a saúde, processos de qualidade e sistemas de gestão.
"O Guia poderia relatar as ações das empresas, para inspirar outras a fazerem o mesmo", sugere Lígia. A empresa dispõe de uma frota de 499 veículos próprios, 250 agregados e 67 dedicados, todos rastreados via satélite e com uma idade média de três anos. Em seus cadastros constam 13 mil carreteiros, aprovados mediante um rígido programa de seleção e controle de motoristas e equipamentos.
Fundada em 1964, a transportadora atende clientes de inúmeros setores, como petroquímico, construção, indústria de base, alimentício, papel e celulose, equipamentos, energético, siderurgia e mineração. Em julho de 2007, assinou o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. A empresa justificou a adesão com base em sua política de melhoria contínua – "inclusive no campo social", comprometendo-se a participar efetivamente deste enfrentamento com campanhas internas e externas.