A TW Transportes, com sede no município de Carazinho (RS), adquiriu três mil exemplares do primeiro volume do Guia Na Mão Certa para distribuir entre seus 820 funcionários – dos quais em torno de 200 motoristas –, além de fornecedores e clientes. O material está sendo utilizado no treinamento da equipe e tem tido receptividade muito boa, em especial por parte dos caminhoneiros.
"É um
guia bastante ilustrativo, visualmente agradável de ler", comenta
a psicóloga Lílian Cappelli, responsável pelo treinamento
e desenvolvimento na empresa. "O Programa Na Mão Certa foi
feliz na elaboração do material, pois é bem direcionado
ao nosso ramo de atuação". Na avaliação
dela, houve mudança no comportamento a partir do debate sobre
a exploração sexual de crianças e adolescentes
nas estradas: "Os caminhoneiros estão mais sensibilizados sobre
o problema e com certeza vão se tornar aliados da campanha".
Uma reunião específica com os motoristas foi realizada para distribuição do Guia e debate sobre o tema. Os demais funcionários e os fornecedores o receberam conforme eram realizados treinamentos e foram informados com mais detalhes sobre o projeto. "Também distribuímos o Guia com prestadores de serviço que, apesar de não terem vínculo direto com a empresa, têm franquia de distribuição", conta Lílian. Ela acrescenta que o monitoramento da frota via satélite é um recurso a mais para garantir a segurança, pois todos os trajetos e paradas são monitorados.
Com 41 anos de atividade, a TW Transportes faz transporte rodoviário de cargas fracionadas, químicas, pesadas e de agronegócio. Tem 40 unidades nas regiões Sul e Sudeste do país. Suas diretrizes incluem valorização da ética, respeito à natureza e ao ser humano. Por meio do programa TW Cidadania, participa ativamente de projetos sociais e ambientais. Entre eles, o apoio à Pastoral da Criança e o Programa Yacamirim (pai de muitas estrelas em tupi-guarani), voltado à prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes.
A TW Transportes já recebeu prêmios na área de Responsabilidade Social Empresarial e de Qualidade. Em 2006, foi apontada como uma das três transportadoras gaúchas preferidas pelos formadores de opinião. Em 2007 foi a empresa gaúcha mais lembrada, segundo pesquisa da revista Amanhã. Entre seus clientes estão empresas do porte da Syngenta, John Deere, Atanor, Suspensys, Randon Implementos, Maxion Sistemas Automotivos. Em julho de 2007 a TW foi objeto de reportagem da revista Exame "A força dos quarentões", como reconhecimento por ter 30% dos seus motoristas com mais de 45 anos.
Mais informações: www.twtransportes.com.br