O Guia do Caminhoneiro faz parte do programa de treinamento "O bom da estrada", da Ryder Logística do Brasil, integrante do grupo multinacional Ryder. Dois mil exemplares do volume 1 foram adquiridos pela empresa, que o distribuiu para os seus 600 motoristas e também entre prestadores de serviços. Assim, a mensagem de conscientização para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes chega também à Argentina, pois todos os caminhoneiros da empresa que transportam autopeças para o país vizinho são brasileiros.
A
repercussão tem sido muito boa, informa o gerente de segurança
da Ryder Brasil, Luis Fernando Quintana: "Inserimos o tema do Programa
Na Mão Certa no nosso programa de treinamento O
Bom da Estrada, junto com um programa de rádio gravado
em CD". Na contracapa do Guia do Caminhoneiro foram impressas informações
apresentando a empresa e O Bom da Estrada, que completou um
ano. Trezentos exemplares do Guia também foram distribuídos
em Goiânia para caminhoneiros que prestam serviços para
um cliente da Ryder.
Quintana informa que a empresa ainda não dispõe de informações para avaliar os resultados concretos da utilização do Guia do Caminhoneiro, mas elogia sua linguagem simples, fácil de entender: "O pessoal gostou". A exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias está inserida no tema cidadania, que é trabalhado pela empresa com seus funcionários junto com os temas segurança e saúde. Ele apresenta duas sugestões de assuntos que poderiam ser incluídos nos próximos volumes do Guia: meio ambiente e DST (doenças sexualmente transmissíveis).
Atuação internacional
Com sete décadas de existência, o Grupo Ryder é especializado em transporte, logística e soluções de gerenciamento de cadeias de suprimento na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Tem sede global em Miami, Estados Unidos, e ocupa a 362ª posição no ranking Fortune 500, com faturamento de 6,31 bilhões de dólares em 2006. Em uma pesquisa sobre reputações corporativas realizada este ano pela Fortune, foi apontado pela 11ª vez consecutiva como uma das empresas mais admiradas.
A Ryder atua no mercado brasileiro desde 1995, com sede em São Paulo e uma rede de centros de distribuição que oferece serviços para a cadeia de suprimentos de seus clientes em todo o país. Tem 1.200 funcionários no Brasil e entre 600 e 800 prestadores de serviço sem vínculo direto. As filiais da empresa se localizam nos estados de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. Há também quatro bases operacionais na Argentina: em Buenos Aires, Rosário, Córdoba e Zárate.
A Ryder já conquistou diversos prêmios em áreas
como qualidade, meio ambiente, segurança no trabalho, cidadania
corporativa e promoção da diversidade. Em 2007 foi contemplada
com o Prêmio Volvo de Logística pela excelência de
serviços de logística e transportes de carga no Brasil.
Entre seus clientes estão Volkswagen, Fiat, General Motors e
Toyota, montadoras de automóveis que têm atuação
no Brasil e na Argentina. Todos os motoristas que fazem o transporte
de carga para o país vizinho são brasileiros. Em 2008,
os principais temas de abordagem do programa O Bom da Estrada serão
segurança, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.
Mais informações: www.ryder.com (em inglês)