Uma das líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, a Scania também encabeça a relação das empresas que adquiriram o Guia do Caminhoneiro. A montadora encomendou 10 mil exemplares do primeiro volume que, desde o final de novembro, acompanham os manuais de operação de todos os veículos que deixam a linha de montagem.
"É uma
mudança de procedimento tanto na fábrica quanto nas distribuidoras:
no ato da entrega dos caminhões, as concessionárias informam
os compradores sobre a existência dos Guias", explica o gerente
de comunicação e marketing da Scania, Benedito Carneiro.
Considerado pelo executivo como "bem-estruturada, que contém a mensagem certa e é apresentada de maneira atrativa", a publicação despertou o interesse da empresa por valorizar o caminhoneiro como profissional. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a dificuldade, segundo o gerente, é levar a mensagem como um meio e uma solução para erradicar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.
Em 1997, ao completar 40 anos de sua implantação no Brasil, a Scania foi a primeira em seu setor na América Latina a receber a certificação ISO 14001, em reconhecimento à sua preocupação ambiental. Neste ano, para marcar seu cinqüentenário, nada melhor do que contribuir para um quadro social mais justo e para proporcionar a cidadania às crianças e adolescentes explorados sexualmente nas estradas.
Para atingir este objetivo, a empresa acredita que os profissionais
do asfalto configuram-se em excelentes aliados. Neste contexto, o Guia
Na Mão Certa para Caminhoneiros representa um canal direto de
comunicação com o público-alvo. "O desafio é fazer
com que ele chegue principalmente aos motoristas", reflete o gerente. "É de
fundamental importância que o guia seja mantido sempre atualizado
com as últimas ações implantadas e resultados obtidos."
A partir do momento em que assinou o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, a montadora identificou mais de 30 ações para enfrentar este mal. "Entre as que já foram colocadas em andamento, estão cartas enviadas a todos os seus funcionários comunicando-os a respeito do problema e da disposição da fábrica em enfrentá-lo, mensagens específicas nos boletos de cobrança e nas assembléias do Consórcio Scania Brasil, alusão ao tema no programa de TV SuperZerado (veiculado semanalmente na Rede TV para todo o país) e matérias correlatas nas publicações institucionais da empresa", conta Carneiro.