Programa Na Mão Certa

Videira Transportes reafirma o compromisso com os direitos de crianças e adolescentes

A Videira Transportes começou suas atividades com um único caminhão, em 1983. Em 2013, ao completar 30 anos de existência, é uma das mais respeitadas empresas brasileiras de transporte de produtos químicos. Uma história de sucesso marcada pela dedicação de colaboradores, funcionários e motoristas.

O transporte de produtos químicos é um setor complexo e que demanda riscos adicionais por conta da periculosidade da carga. Por conta disso, a empresa sabe que seus motoristas precisam estar capacitados para antever problemas. Dentre os temas de segurança adotados pela Videira Transportes, está o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A empresa parte do princípio de que, caso ocorra o envolvimento do motorista com esse problema, aumenta os riscos, dado ao conjunto de fatores que estão associados aos locais onde operam redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, respeitar os direitos de crianças e adolescentes é requisito fundamental para os motoristas da Videira, que já passaram por cinco processos de sensibilização para o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. “Nossas ações de treinamento, principalmente no que diz respeito à segurança, estão bastante alinhados com o conteúdo dos Guias do Caminhoneiro”, explica a analista de qualidade, Tatiane de Souza Duarte.

Durante um mês, entre 23 de setembro e 23 de outubro, a Videira Transportes realizou um ciclo de palestras, três vezes por semana, para motoristas, profissionais de manutenção e equipe administrativa. Foram abordados diversos temas ligados à saúde, segurança, drogas e álcool, enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Para cada um dos temas abordados, os profissionais da Videira Transportes receberam exemplares específicos da Coleção de guias do caminhoneiro. “Os motoristas foram muito receptivos ao tema e receberam com bastante alegria os guias distribuídos pela nossa equipe”, comenta Tatiane.

 

  Leia também  

Childhood Brasil: balanço de 2013 e projeções para o próximo ano
Pedro Trucão fala sobre a Lei do Descanso
Novas diretrizes: chegou a hora de escolher em qual categoria a sua empresa participará
Na InterCement, VII Semana do Programa Na Mão Certa mobiliza quase cinco mil pessoas
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar