Programa Na Mão Certa

Primeira tiragem do Guia do Caminhoneiro atinge 80 mil exemplares

Lançado em setembro, a primeira tiragem do Guia do Caminhoneiro atingiu 80 mil exemplares que estão atendendo as empresas signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. A publicação, uma das principais ferramentas do Projeto de Educação Continuada do Programa Na Mão Certa, é o primeiro volume de uma série que vai até dezembro de 2008.

Serão oito fascículos, sempre mostrando ao caminhoneiro que ele é fundamental no enfrentamento do problema.

Todos os volumes serão conduzidos pelos personagens Marcelo da Silva e Geraldo Bezerra, dois caminhoneiros às voltas com problemas comuns à vida na estrada, entre os quais a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Temos interesse em divulgar o assunto entre os motoristas das transportadoras contratadas e da operação de distribuição de cargas", diz a especialista em logística da Braskem, Rosana Andreosi. A petroquímica é uma das 13 empresas que já adquiriram o primeiro volume do Guia (veja lista abaixo) .

A chegada de mil exemplares soma-se a outras iniciativas adotadas pela Braskem para conscientizar funcionários e fornecedores. Segundo Rosana, a empresa convocou todas as transportadoras contratadas a assinar o Pacto e vem divulgando internamente as ações desenvolvidas em conjunto com a Childhood Brasil, realizadora do Programa Na Mão Certa. Também apoiou, em outubro, o terceiro encontro do Ciclo de Workshops Regionais realizado na região Nordeste em Salvador.

Além de insegurança, condições das estradas, a solidão e a saudade da família, este volume traz a pesquisa A Vida dos Caminhoneiros Brasileiros , realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo destaca como os motoristas relacionam-se com a temática da exploração. "Nossos motoristas são orientados a evitarem todo tipo de abordagem nas estradas e proibidos de dar carona", conta o gerente comercial da Transportes De Bona, Rogério Vieira, que encomendou 3 mil exemplares do Guia. "Com a leitura, ficarão ainda mais esclarecidos."

Ainda é possível adquirir o volume 1 do Guia do Caminhoneiro. Para fazer sua solicitação basta escrever para atendimento@namaocerta.org.br.

Empresas que compraram o Guia do Caminhoneiro – Volume 1
Braskem S.A
C&A Modas Ltda.
Camargo Corrêa Cimentos S/A
GPS Logística e Gerenciamento de Riscos Ltda.
Holcim Brasil S.A.
Julio Simões Transportes e Serviços Ltda.
Ryder Logística Ltda.
Scania Latin America Ltda.
Syngenta Proteção e Cultivos Ltda.
Transporte De Bona Ltda.
Transporte Della Volpe S/A
Transportes Luft Ltda.
Transportes Waldemar Ltda.

Com o objetivo de colocar o Guia a disposição do maior número de empresas signatárias, a coordenção do Programa está realizando a DOAÇÃO de quantidades menores de 1000 exemplares. Empresas signatárias que quiserem solicitar doações podem escrever para o e-mail atendimento@namaocerta.org.br

Relação de Empresas que receberam a doação do Guia do Caminhoneiro – Volume 1
Binotto S/A Logística Transporte e Distribuição
Bravo Serviços Logísticos Ltda.
Expresso Araçatuba Transportes e Logística Ltda.
Liran Transportes e Logística Ltda.
Lord Logística e Transportes Ltda.
Megatranz Transportes Ltda.
Mercotrans Transportes e Logística Ltda.
RT Transportes Ltda.
Target Logistics Ltda.
Transglobal Norte Transportes Ltda.
Translândia Ltda.
Transportes N.D. Ltda.
Uni - União Nacional e Internacional Express Ltda.

 

  Leia também  

Ceará tem 72 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes
Reportagem sobre exploração sexual é indicada para Prêmio Esso
Más condições das rodovias preocupam caminhoneiros
Compromisso 2 – Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema.
De olho no assunto – resumo das principais notícias

 

Voltar