A fábrica da Intercement em Brumado, na Bahia, foi palco para a realização da I Semana Mão Certa, um trabalho voltado para a sensibilização e informação dos profissionais sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A fábrica de Brumado foi escolhida para a atividade devido à sua localização estratégica, com acesso às cidades de Vitória da Conquista, Caetité, Guanambi, Ituaçu, à BA 262 e também a Montes Claros, em Minas Gerais.
Desta forma, o evento, realizado entre os dias 23 e 25 de julho, pôde contar com a participação de 346 pessoas. Já no primeiro dia, o Conselho Tutelar de Brumado realizou uma palestra sobre exploração sexual, explicando maneiras de prevenir este crime e a formas de denunciá-lo.
Durante a programação, os profissionais também puderam fazer teste de glicemia e aferição de pressão e ainda puderam renovar o visual com um corte de cabelo. Foram distribuídos material informativo, adesivos, camisetas e bonés.
Signatária do Pacto Empresarial desde setembro de 2007, a Intercement promove anualmente em suas fábricas uma semana específica para abordar o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras com seus funcionários. De acordo com Ademar Gomes Soares, supervisor de logística da empresa, essas ocasiões têm contribuído muito para informar e conscientizar os motoristas. “No começo, todos ficam assustados com o tamanho do problema. Mas depois, entendem que estão sendo chamados para nos ajudar a enfrentar esse problema”.
A InterCement é uma empresa do Grupo Camargo Corrêa, que atua na área de extração mineral e produção de cimento, concreto e agregados, e controla atualmente um dos maiores complexos cimenteiros da América do Sul, com capacidade instalada para produzir 16 milhões de toneladas de cimento ao ano.