Programa Na Mão Certa

Criatividade na educação continuada e na homenagem aos motoristas

O esforço de conscientização sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser contínuo. Sabendo disso, as empresas têm usado datas especiais ao longo do ano para periodicamente convidar seus profissionais a serem agentes de proteção. E há um período do ano bastante propício para associar esse convite a um merecido reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais. O dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, é uma das datas mais significativas para os caminhoneiros no Brasil. Mas há ainda o dia 30 de junho, instituído pelo governo paulista, e o dia 16 de setembro, Dia Nacional do Caminhoneiro, criado em 2009. Não importa em qual data a celebração ocorrerá, o importante é lembrar a essencial contribuição desses profissionais para o Brasil, ainda mais quando se tornam agentes na luta para garantir um futuro melhor para crianças e adolescentes. Veja como empresas signatárias do Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa encontraram diferentes formas para comemorar de forma educativa:

Cargill

O Dia do Motorista foi comemorado pela Cargill com uma série de ações desenvolvidas em 14 de suas unidades. Cerca de 1.500 motoristas, inclusive de transportadoras terceirizadas, foram abordados e receberam material informativo sobre o Programa.

Para divulgar a causa, as unidades utilizaram banners nos espaços comuns e também distribuíram materiais informativos, como os Guias e CD's do Programa. No total, 900 unidades do CD Na Mão Certa foram distribuídas. Também foram realizadas palestras e os motoristas ainda tiveram acesso a serviços de saúde.

De acordo com Yuri Feres, gerente de reponsabilidade corporativa da Cargill, as ações não param por aí. “A Cargill está planejando abranger um número ainda maior de motoristas, principalmente nas unidades que se encontram mais isoladas das áreas urbanas e necessitam de maior atenção devido à vulnerabilidade e falta de acesso à informação”, ressalta.

Votorantim Cimentos

Uma parceria da Votorantim Cimentos de Imbituba com a Cia de Teatro Desmontagem Cênica vem realizando mensalmente esquetes sobre temas relacionados ao dia a dia dos motoristas e sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. As apresentações baseiam-se no conteúdo dos Guias do Programa. Elas contam a história de Cutelinho, um rapaz ingênuo que vai com a mãe, Dona Coisa, até a Votorantim Cimentos para aprender a ser um “caminhoneiro Na Mão Certa”. Durante a programação especial do Dia do Motorista, em julho, foi apresentada a formatura de Cutelinho, quando o personagem se tornou um motorista nota 10 da Votorantim Cimentos, com a ajuda de outros caminhoneiros e das dicas das cartilhas do Programa Na Mão Certa.

De acordo com Daniel Gomes, coordenador da Unidade Imbituba da Votorantim Cimentos, “a escolha do teatro foi um recurso alternativo para levar a mensagem do Programa de forma mais dinâmica e atrativa aos motoristas”.

No total, 280 motoristas estiveram presentes desde o início das apresentações, em abril. Além de receberem material informativo, todos puderam ouvir uma introdução feita por Veridiana Teixeira, analista fiscal da Votorantim Cimentos e facilitadora local.

Pernambucanas

Motoristas das empresas contratadas pelas Pernambucanas foram convidados para um encontro durante a semana do Dia do Motorista. As ações ocorreram no Centro de Distribuição Tamboré e no Centro de Distribuição Barueri. No total, 59 motoristas estiveram presentes.

Além de terem seu trabalho reconhecido, os profissionais receberam brindes e participaram de cursos e palestras sobre o enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil nas rodovias brasileiras. Também foram apresentados vídeos do Programa Na Mão Certa. Os motoristas foram convidados a se tornarem agentes de proteção, aprendendo a reconhecer situações de exploração e a denunciar esses crimes. No final, todos receberam a cartilha Agente de Proteção.

“ Ao serem sensibilizados e ao saberem que podem denunciar com segurança, muitos decidem agir, ajudando a minimizar a prática dessas atividades ilícitas. Além disso, a discussão do assunto entre eles ajuda a divulgar a informação de que a prática é criminosa e de que há um canal de denúncia, inibindo a prática pouco a pouco”, diz Cláudia Del Percio, da área de comunicação institucional da empresa.

 

 

  Leia também  

Programa Na Mão Certa tem duas novidades para a educação continuada nas empresas
SETCERGS: iniciativa pioneira integra empresas e fortalece a causa do Programa Na Mão Certa
Educação continuada: ações inéditas nas empresas no Dia dos Pais
Patrocinador Bronze: Mercedes-Benz do Brasil
Fábrica da Intercement na Bahia reúne caminhoneiros para ação de sensibilização
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar