A incorporação do Programa na Mão Certa em todas as unidades de negócio da Gerdau e o incentivo para que seus fornecedores de transportes rodoviários se tornem empresas signatárias do Pacto Empresarial são considerados pela companhia como pontos chave de sua atuação na implementação do Programa. A empresa já investiu mais de um milhão de reais para implementar o Programa Na Mão Certa desde quando aderiu ao pacto, há seis anos. Valeu a pena?
“A Gerdau acredita que o crescimento e a sustentabilidade da empresa estão diretamente ligados ao estabelecimento de relações de ganhos mútuos com seus colaboradores, a comunidade, clientes e fornecedores. O Instituto Gerdau é responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa, que investe no desenvolvimento de clientes e de fornecedores por meio de programas de estímulo a excelência de gestão e ao empreendedorismo, criando valor compartilhado para toda sua cadeia de valor”, diz Diogo Mac Cord, coordenador do Programa Na Mão Certa na Gerdau. Segundo ele, a companhia também firma parcerias com entidades representativas da sociedade na busca de soluções inteligentes, o que aumenta significativamente o impacto de suas ações.
Atuação conjunta fortalece Programa – As áreas de Logística e o Instituto Gerdau atuam em parceria para a implementação do Programa Na Mão Certa. A Gerdau desenvolve com seus fornecedores de logística programas de qualidade de vida e de cidadania para transportadores. “O objetivo é valorizar os caminhoneiros que prestam serviços e reforçar sua integração à empresa por meio da realização de sensibilizações e de cursos sobre a importância de cuidados com a saúde, qualidade de vida, meio ambiente, segurança nas estradas, direção defensiva e econômica e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas”, diz Diogo.
Segundo ele, a causa do Programa continuará a ser disseminada nas unidades da empresa e entre clientes e fornecedores. Para isso, Diogo considera importante a expansão das atividades do Programa Na Mão Certa como um todo, com incentivo à comunicação do mesmo. “A visão de longo prazo garantirá um melhor desenvolvimento futuro para o Programa”, conclui.
A Gerdau investe no desenvolvimento do Programa Na Mão Certa com a certeza de que novas ferramentas são fundamentais para auxiliar no trabalho de conscientização dos transportadores e caminhoneiros para o tema.