Programa Na Mão Certa

Ação empresarial no Carnaval

Conheça, abaixo, as iniciativas de quatro empresas que aproveitaram o Carnaval para divulgar a causa do Programa Na Mão Certa.

Comercial Gerdau

Com o tema “Folia com informação é folia sadia”, a Comercial Gerdau realizou no dia 8 de fevereiro o sexto evento voltado ao Programa Na Mão Certa, no centro de serviços da empresa em São Caetano do Sul (SP). Além de informar e conscientizar motoristas sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), as palestras também destacaram a importância dos motoristas como agentes de proteção e enfrentamento à violência sexual de crianças e de adolescentes nas estradas. A ação contou com a participação de 57 pessoas, entre motoristas, operadores, funcionários administrativos e terceiros.

O evento está inserido na lógica aplicada pela empresa, que aposta na disseminação de informações sobre o Programa Na Mão Certa para o fortalecimento da causa. “Cada filial tem um colaborador como multiplicador do Programa, responsável por coordenar a divulgação tanto para os transportadores que já prestam serviços para a Gerdau, como para aqueles que têm contato esporádico com a empresa”, diz Cristiane Medeiros, voluntária da Comercial Gerdau.

O desafio é mostrar que cada empresa pode ser socialmente responsável pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e de adolescentes. Segundo Cristiane, Teresina (PI), Juazeiro do Norte (CE), Santarém (PA), Goiânia (GO), Dourados (MS) e Cuiabá (MT) são algumas das cidades onde o Programa Na Mão Certa já chegou.

“Temos tido um retorno muito positivo das transportadoras e de seus colaboradores, pois estão recebendo as informações e disseminando aos demais, o que nos dá plena convicção de que podemos reduzir muito a exploração onde estamos inseridos”, diz Cristiane.

Para 2013, a perspectiva é reunir esforços para alcançar todas as regiões do Brasil, programando mais ações que divulguem o Programa de maneira mais abrangente, alcançando 100% dos colaboradores e transportadores em 100% das unidades da Comercial Gerdau no Brasil.

Maior distribuidora de produtos siderúrgicos no mercado nacional, a Comercial Gerdau opera com 93 filiais no Brasil, atendendo clientes em todas as regiões do país.

Frilog Transportadora

A Frilog Transportadora aproveitou o Carnaval para reforçar a proposta do Programa Na mão Certa entre seus funcionários, motoristas, ajudantes, carreteiros, conferentes e até mesmo clientes. Para isso, as unidades de Nova Friburgo (RJ), Itaperuna (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ) e São Paulo confeccionaram murais com material informativo sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Instalados em locais de grande circulação, desde o dia 5 de fevereiro, os murais alcançara, cerca de 200 pessoas.

Signatária desde julho de 2011, a Frilog Transportadora tem investido em ações para sensibilizar seus motoristas com relação ao papel que desempenham. “Por meio do Programa Na Mão Certa conseguimos conscientizá-los sobre o papel que cada um tem como agente de proteção e como podem denunciar casos omissos”, diz Roberta Martins, analista de Recursos Humanos da Frilog Transportadora.

O impacto das ações já é visível no comportamento e nas ações. “Eles entenderam que não existe prostituição infantil e, sim, exploração sexual infantil”, diz Roberta, ao se referir à questão do aliciamento e que a criança ou o adolescentes não escolhe entrar em uma situação de exploração.

A Frilog Transportadora é uma empresa do ramo de cargas e encomendas, fundada em 2004 e com unidades no interior do estado do Rio de Janeiro e também na capital; bem como nas cidades de São Paulo, Americana (SP) e Rio Claro (SP).

Leão Alimentos e Bebidas

Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, a Leão Alimentos e Bebidas realizou uma ação nas onze localidades onde possui operação logística, com o objetivo de informar e ressaltar a importância do Programa Na Mão Certa entre os motoristas que atuam nas transportadoras contratadas. No total, cerca de 200 motoristas foram alcançados com a proposta.

Além do tradicional lanche de recepção e diálogo com os motoristas sobre a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, foram abordados temas como segurança nas estradas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Banners e faixas sobre o Programa foram instalados em locais de circulação dos motoristas que receberam o volume três da cartilha do Programa de Educação Continuada, além de preservativos.

Em Americana (SP), além de abordar os motoristas da unidade, a equipe levou materiais e apresentou o Programa Na Mão Certa para os profissionais que passavam pelo posto em frente à unidade. Em Linhares (ES), com o apoio da equipe de RH, foram produzidos outdoors com o conteúdo da ação e instalados em três pontos da BR-101: na entrada da cidade, no centro e próximo à fábrica.

Signatária do Pacto Empresarial desde junho de 2011, a Leão Alimentos e Bebidas acredita na importância da diversificação das ações para disseminar a causa do Programa. “Nossa fábrica de Linhares fica às margens da BR-101, uma rodovia de grande movimentação tanto de caminhões de transporte, quanto de veículos de passeio. Com isso, conseguimos atingir mais pessoas e chamar atenção não somente para a problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes, mas para uma possível solução”, diz Vivian Garcia, especialista de sustentabilidade da Leão. “Todos podemos ser agentes de mudança desta realidade”, diz.

Anteriormente denominada SABB, a Leão Alimentos e Bebidas formada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais e é responsável pela gestão de toda a linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no Brasil.

Rodoagro Transportes e Logísticas Ltda.

Uma Blitz de Carnaval realizada em uma das avenidas que recebe o maior fluxo de caminhões de carga de Barueri (SP) foi realizada no dia 8 de fevereiro para divulgar a causa do Programa Na Mão Certa para mais de 200 motoristas. Na ocasião, os participantes receberam material informativo e adesivos e puderam deixar sua assinatura em um banner, como um ato simbólico do compromisso de enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Nosso objetivo é que este banner fique exposto na sala de treinamento e que todos os colaboradores recém-admitidos, no momento de sua integração, deixem registrada sua assinatura após terem tido o primeiro contato com o Programa”, diz Fagna Santana, coordenadora de HS&E – Health, Safety and Environment e ponto focal do Programa Na Mão Certa na empresa, que é signatária do Pacto desde março de 2008.

Fagna explica que assim que o motorista é admitido, ele entra em contato com o tema do Programa para que possa compreender a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração infanto-juvenil e o papel que pode desempenhar como principal agente de proteção.

De acordo com Valter Medina, diretor comercial da Rodoagro, durante os treinamentos já é possível perceber o engajamento de motoristas e de colaboradores administrativos. “Sentimos a motivação de cada um em dar o seu melhor a fim de colaborar com o sucesso do Programa. Os depoimentos em cada oportunidade que juntamos um grupo de motoristas e falamos sobre o assunto, nos dá a certeza que estamos no caminho certo e que realmente conseguimos sensibilizar o profissional”, diz Valter.

A Rodoagro Transportes e Logísticas Ltda é uma empresa de transportes e logística de porte médio, especializada no segmento de carga química controlada (produtos perigosos), cargas embaladas, matérias-primas e embalagens.

 

  Leia também  

Enfrentamento da exploração sexual pode trazer resultados de mercado
Exploração sexual passa a ser considerada trabalho escravo
Entenda a diferença entre abuso e violência sexual
Ação empresarial: Tropical Transportes
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar