Programa Na Mão Certa

Enfrentamento da exploração sexual pode trazer resultados de mercado

Nove das 21 empresas selecionadas pelo Guia de Sustentabilidade da Exame 2012 são signatárias do Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa. São elas: Braskem, CPFL, Dow Brasil, Ecovia, Fibria, Grupo O Boticário, Kimberley-Klark Brasil, Unilever Brasil, Whirlpool Latin America.

O guia representa um reconhecimento das empresas por sua atuação socioambiental e as coloca como referência não apenas na gestão de seus negócios, mas também na preocupação com sua cadeia de valor e seu processo produtivo. Esse é um indicativo de que a abordagem transversal da causa do Programa Na Mão Certa na operação repercute de maneira estratégica para os resultados da empresa e contribui para a geração de valor da mesma. Algumas dessas empresas, inclusive, estão listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial, da BM&FBovespa, assunto que será tratado na próxima edição.

Valor agregado – Segundo Aron Belinky, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, há três eixos motivadores para que as empresas se aliem a causas sociais: diferenciação, reconhecimento de si mesma como aliada da sociedade e minimização de impactos. “As empresas estão tendo o desafio de se diferenciar em um mercado que é cada vez mais igual. E algo que ajuda uma empresa a ser reconhecida é a construção de uma imagem associada a uma causa, é mostrar que ela está participando de determinada agenda da sociedade”, diz.

Para ele, a sociedade tem expectativa crescente no envolvimento de empresas. “Quando uma empresa passa a militar essa causa, ela dá uma resposta, mostra que é sensível e que dá sua contribuição”, diz. “Além disso, por estar conectada à causa, a empresa tem mais formas de prevenir riscos ligados, por exemplo, à reputação e à responsabilização por danos causados. Essas empresas têm melhor gestão do que aquelas desconectadas”, conclui.

Histórico – Em 2007, quando o Programa Na Mão Certa foi lançado, a equipe técnica promoveu a articulação com os representantes do Guia Exame de Sustentabilidade para que o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes fosse incluído no questionário de avaliação das empresas. Este posicionamento deu legitimidade para a causa no setor empresarial, em especial, para as empresas que buscam a sustentabilidade em todos os níveis do seu negócio e tem contribuído para a adesão crescente de empresas ao Pacto Empresarial. “Uma infância livre de exploração e abuso sexual é uma conquista de toda sociedade e esses reconhecimentos fortalecem nossa atuação”, diz Eva Dengler, consultora do Programa Na Mão Certa.

Sobre o Guia Exame de Sustentabilidade

O Guia Exame de Sustentabilidade é uma publicação anual que destaca as empresas modelo em responsabilidade social corporativa. É o maior e mais respeitado levantamento sobre o tema feito no Brasil. Em 2012, foi publicada sua 13º edição.

Para se inscrever, as empresas precisam preencher um questionário dentro do prazo estabelecido. Esse questionário é analisado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), instituição que é referência no tema no Brasil.

O questionário, com 140 perguntas, é dividido em quatro partes:
1) compromisso, transparência e governança corporativa;
2) econômico-financeira;
3) social e
4) ambiental.

O enfrentamento da exploração sexual é englobado na dimensão social.

Uma vez preenchido o questionário, as respostas são analisadas estatisticamente, de modo a excluir empresas com os piores desempenhos em qualquer das dimensões do questionário. Com base nessa análise, um grupo de cerca de 40 empresas é selecionado e submetido à decisão de um conselho deliberativo – formado por especialistas –, que elege 20 empresas-modelo. Adicionalmente, é escolhida uma empresa-modelo entre as pequenas e médias empresas (com faturamento anual de até 300 milhões de reais).

Fonte: Exame.com

 

 

  Leia também  

Exploração sexual passa a ser considerada trabalho escravo
Entenda a diferença entre abuso e violência sexual
Ação empresarial no Carnaval
Ação empresarial: Tropical Transportes
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar