Programa Na Mão Certa

Ação empresarial: Gafor Logística

Desde que aderiu ao Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa, em 2007, a Gafor Logística promove ações transversais para abordar o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. As iniciativas são voltadas para os motoristas – funcionários e terceirizados, com uma soma de mais de 1.600 beneficiários diretos, e também para as famílias dos mesmos e para as comunidades onde as 38 unidades da empresa estão inseridas.

“É perceptível o engajamento de todos os motoristas nas atividades que desenvolvemos do Programa Na Mão Certa”, diz Flávia Ribeiro, técnica em segurança do trabalho da empresa. “A seriedade em que tratam o tema em nossas reuniões mensais deixa evidente o fato de todos terem adquirido a responsabilidade de serem disseminadores dessa causa”, afirma.

A receita para o engajamento, segundo Flávia, é inserir o tema nos treinamento dos motoristas, tornando-se um item obrigatório para o desenvolvimento da função. Os motoristas recebem cartilhas de orientação e ainda contam com palestras, diálogos diários e treinamentos, que os mune com informações e conhecimento para o enfrentamento da exploração sexual. Além disso, monitores e técnicos de segurança do trabalho são preparados para serem multiplicadores do programa dentro da empresa.

“O Programa Na Mão Certa se tornou um programa de educação continuada na empresa”, diz Flávia. “Durante todo o ano os funcionários têm contato com o tema”, afirma ela, ressaltando que as ações do programa não são restritas apenas aos funcionários. O tema vem sendo apresentando às famílias dos motoristas e às comunidades onde a empresa está inserida por meio de cartas informativas.

A Gafor Logística é uma das principais empresas do mercado de logística no Brasil, com operações que se estendem ao Mercosul e ao Chile. Possui em média dois mil funcionários, distribuídos em 12 estados brasileiros. A experiência acima foi apresentada durante o 2º Encontro Regional do Programa Na Mão Certa, em 17 de outubro, no Recife (PE).

 

  Leia também  

Relatório de Monitoramento: uma medida das ações que vão além dos limites da empresa
Programa promove reunião para formar grupo de trabalho na Argentina
Futuros jornalistas participam de oficinas sobre direitos da infância
Ação empresarial: InterCement
Ação empresarial: Tropical Transportes Ipiranga Ltda.
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar