Programa Na Mão Certa

Futuros jornalistas participam de oficinas sobre direitos da infância

Mais de 170 jovens participaram de oficinas sobre direitos da infância e comunicação promovidas pela a Childhood Brasil, a Andi – Comunicação e Direitos e a Universidade Católica de Recife (Unicap), entre os dias 23 e 25 de outubro, em Recife (PE), na sede da universidade. “Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais conscientes sobre direitos humanos”, resume Erika Kobayashi, coordenadora de Programas da Childhood Brasil.

Durante as oficinas, os participantes, em sua maioria estudantes de jornalismo, puderam conhecer os detalhes da apuração jornalística e da construção de uma reportagem por meio de exemplos de reportagens sobre violência sexual e direitos da infância. As oficinas contaram com a presença de jornalistas referência nesse tipo de cobertura, como Marcionila Teixeira, Eduardo Machado, Fábia Lopes e Daniel França.

Outra atividade desenvolvida com os participantes foi a produção de pautas jornalísticas, que são os assuntos selecionados para serem apurados pelo repórter para a preparação de uma reportagem. O desafio proposto foi pensar em pautas relacionadas à Copa do Mundo, que fossem além da cobertura esportiva, mas que abordassem assuntos correlacionados a um grande evento. Uma das pautas desenvolvidas foi a abordagem sobre a dificuldade de vítimas de violência sexual falarem sobre o assunto. “Essa pauta nos mostra que os participantes foram realmente sensibilizados sobre o tema”, afirma Erika. Para ela, o jornalista pode ser um agente de proteção da criança e do adolescente. “Acreditamos que quanto mais cedo o jornalista for sensibilizado, mais natural será a inserção da temática no dia a dia de seu trabalho.”

 

  Leia também  

Relatório de Monitoramento: uma medida das ações que vão além dos limites da empresa
Programa promove reunião para formar grupo de trabalho na Argentina
Ação empresarial: Gafor Logística
Ação empresarial: InterCement
Ação empresarial: Tropical Transportes Ipiranga Ltda.
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar