Programa Na Mão Certa

Parceria intersetorial no Pará visa conter escalada de violência sexual contra crianças e adolescentes no estado

No Pará, são registrados por dia oito casos de violência, exploração ou abuso sexual contra crianças e adolescentes, de acordo com dados do Pro Paz, o Programa de atendimento de crianças e adolescentes vitimizados pela violência sexual, ligado à Santa Casa do Pará, divulgados em 26 de julho. No mesmo dia, uma parceria envolvendo a instituição, o Ministério Público Estadual, o Governo paraense e a operadora Telefônica Vivo anunciou o lançamento de campanha que distribuirá 200 mil mensagens (SMS) a clientes Vivo divulgando o número Disque Direitos Humanos — Ligue 100.

O SMS envia a seguinte frase: “O Pará luta contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Denuncie este crime: Disque 100. Fundação Telefônica Vivo e Pro Paz”. Além de estimular a denúncia dos crimes, a campanha também visa envolver um público extenso para neutralizar a ação das redes de aliciadores, que agem por meio das redes sociais e dispositivos móveis — mídias que contam com alta (e crescente) adesão de crianças e adolescentes.

“Usaremos os mesmos mecanismos utilizados por estes criminosos para atrair suas vítimas, só que desta vez em favor delas”, disse Ney Messias, secretário de Comunicação do Pará, que classificou como “forte aliada” as ações integradas com a iniciativa privada em prol do enfrentamento das diversas formas de violência no Estado.

A medida pretende atuar na prevenção deste tipo de crime e, dessa forma, por um freio na escalada de violações dos direitos sexuais de crianças e adolescentes no Estado. No primeiro semestre deste ano, o número de casos envolvendo violência, abuso e exploração contra este público duplicou em relação ao mesmo período do ano passado: foram 1.128 vítimas, contra 575 em 2011.

A maioria é do sexo feminino. Neste ano, 908 meninas foram vítimas, o que representa 80,5%, contra 468 no ano passado (84%).

 

  Leia também  

Cidadania, respeito e valorização do profissional, os pilares das ações para o Dia do Caminhoneiro
Propostas da sociedade civil para reduzir o impacto dos megaeventos esportivos no País
Leilão de Fotografia Vintage arrecada R$ 500 mil em benefício da Childhood Brasil
Apoio institucional: Furnas
Ação empresarial: Global Cargo
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar