Programa Na Mão Certa

Apoio Institucional: Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos está entre os dez maiores produtores globais de cimento, concreto e agregados. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 20,7 milhões de toneladas. Possui 60 unidades de produção em praticamente todos os estados brasileiros e 100 centrais de concreto, nas quais emprega 12 mil funcionários. Signatária desde 2008, é uma das empresas que apoiam com recursos o Programa Na Mão Certa.

No final de junho, a empresa apresentou o Programa aos funcionários de sua unidade em Imbituba (SC), a 100km de Florianópolis. Cerca de 120 motoristas que trabalham na moagem (etapa da produção de cimento) da empresa e no carregamento de insumos a partir do porto da cidade foram impactados pelas ações, que tiveram duração de dois dias em cada um dos locais.

Num primeiro momento, os profissionais assistiram o filme “O Brasil Na Mão Certa”. Após distribuir exemplares do 1º volume do “Guia Na Mão Certa”, a empresa se abriu ao diálogo, como relata a analista de responsabilidade social da Votorantim Cimentos, Fernanda Ramos. “Buscamos nos aproximar dos motoristas e lhes dar voz, ouvir as principais dificuldades de seu dia a dia, tratar de temas concernentes à vida deles, como alcoolismo e tráfico de drogas, sempre prestando atenção no que eles observam e de que maneira eles lidam com essas questões.”

As rodas de bate-papo organizadas nestes dias de ação também discutiram a existência de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual nas estradas. De acordo com Fernanda, os caminhoneiros contribuíram muito para enriquecer o debate. “Em nenhum momento eles se sentiram acusados ou estigmatizados, muito pelo contrário: perceberam que eram nossos parceiros no enfrentamento”, afirmou, ressaltando que as conversas trouxeram à tona testemunhos de casos e situações com indícios de exploração.

Neste segundo semestre, a unidade de Imbituba dará prosseguimento às ações de sensibilização dos motoristas, trabalhando cada um dos “Guias Na Mão Certa” por mês. “Todos estão muito ansiosos pelas próximas edições de nossas rodas de conversa com conteúdos do Programa”, garantiu Fernanda.

 

  Leia também  

Mercosul pretende adotar estratégias integradas de enfrentamento ao trabalho infantil
Dia do Caminhoneiro: PRF estará à disposição para novas palestras de sensibilização
Atlantica e Childhood Brasil apoiam rede de proteção da região Norte
Ação empresarial: Raupp
Ação empresarial: Rota das Bandeiras
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar