Programa Na Mão Certa

Mercosul pretende adotar estratégias integradas de enfrentamento ao trabalho infantil

Um passo importante foi dado na integração de esforços visando ao enfrentamento ao trabalho infantil nos países do cone sul do continente. Representantes de empresas, organizações sociais e autoridades ligadas à defesa dos direitos humanos e do trabalhador vindos do Brasil, Argentina e Uruguai manifestaram interesse em compartilhar as metodologias aplicadas no Brasil por Childhood Brasil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para mobilização de empresarial e mapeamento dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em estradas.

A metodologia de envolvimento empresarial desenvolvidos nos Programas Na Mão Certa e Turismo, em especial a parceria da Childhood Brasil com a rede Atlantica Hotels e o projeto Mapear da PRF foram apresentados na 1ª Conferência Regional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil Mercosul, realizada durante os dias 25 e 26 de junho em Buenos Aires. Participaram da delegação brasileira a coordenadora do Programa, Rosana Junqueira, a diretora geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da corporação, Márcia Freitas, assim como membros do Ministério do Trabalho, da Educação e do Desenvolvimento Social, além da Organização Internacional do Trabalho — OIT..

Rosana Junqueira destacou a importância de envolver toda a cadeia produtiva dos setores de turismo e transporte, convencendo empresas a incentivar projetos sociais, sensibilizar seus quadros ao tema e estimulá-los a denunciar casos, para que dessa forma atuem em conjunto com órgãos responsáveis por ações de enfrentamento à violência sexual. Já a Comandante Maria Alice apresentou a capilaridade da PRF no Brasil e também mostrou a contribuição do projeto Mapear na identificação de pontos vulneráveis e no resgate de jovens em situação de exploração sexual.

Impressionados por estes dois cases apresentados pelo Brasil, o grupo se mostrou aberto à assinatura de um protocolo para atuação conjunta de suas forças policiais. “Esta conferência representou um primeiro passo para protocolar um esforço integrado de enfrentamento na região”, salientou Márcia Freitas.

Márcia informa que o Mercosul, por meio da Niñosur — comissão permanente da entidade para defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente — trabalha o desenvolvimento de ações similares para resgatar crianças das mãos de aliciadores e traficantes. “O PAIR Mercosul é um programa de internacionalização do enfrentamento que envolverá quinze cidades fronteiriças. Ele está trabalhando o treinamento das redes de atendimento nos dois lados da fronteira”, conta.

Reconhecimento Internacional

O case do projeto Mapear — que contém exemplos de esforço intersertorial e planejamento regional de ações preventivas — ganhará projeção internacional em eventos que discutirão iniciativas-modelo no mundo todo para o enfrentamento da exploração sexual. Em agosto, ele será apresentado no Simpósio Internacional de Executivos de Polícia (IPES, na sigla em inglês), que acontece em Nova Iorque e reúne a elite da justiça criminal de mais de 60 países — dentre ministros do interior, de justiça e membros da academia — para um intercâmbio sobre pesquisas e boas práticas no campo da segurança pública.

Dois meses depois, em outubro, a PRF participa do V Congresso Mundial pelos Direitos da Infância e da Adolescência, em San Juan, Argentina, que contará com representantes das Nações Unidas, União Europeia e Organização dos Estados Americanos (OEA), além de ONGs e estudiosos de diversas partes do mundo. Sua missão é melhorar o compromisso internacional na defesa dos direitos fundamentais garantidos pela Convenção pelos Direitos da Criança, documento elaborado pela ONU em 1990.

 

  Leia também  

Dia do Caminhoneiro: PRF estará à disposição para novas palestras de sensibilização
Atlantica e Childhood Brasil apoiam rede de proteção da região Norte
Apoio Institucional: Votorantim Cimentos
Ação empresarial: Raupp
Ação empresarial: Rota das Bandeiras
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar