Programa Na Mão Certa

PRF flagra 146 trabalhadores em situação de trabalho escravo

No dia 13 de junho de 2012, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou sua maior operação do ano de resgate a trabalhadores em condição análoga à de escravos, perto de Vitória da Conquista (BA). No total, foram resgatadas 146 pessoas — dos quais nove com menos de 18 anos — que estavam sendo transportados da cidade de Princesa Isabel, na Paraíba, para fazendas em Minas Gerais e São Paulo, onde seriam utilizados no corte de cana e na colheita de café.

A ação ocorreu em uma estrada próxima à BR 116 que, segundo a equipe de policiais responsável pelo resgate, era utilizada pelos motoristas dos ônibus para escapar da fiscalização da PRF. Foram apreendidos ainda os três ônibus que faziam o trajeto.

Além de clandestinos, os ônibus estavam em condições precárias e não tinham documentos autorizando o transporte de passageiros. Essa não é a primeira vez que a PRF apreende veículos transportando pessoas de forma irregular na Bahia. No começo de maio, houve uma operação na qual foram apreendidos 64 veículos.

Ao perceber que os trabalhadores estavam sendo transportados em condições degradantes, os agentes notificaram a Delegacia do Trabalho local, que enviou auditores até o posto policial. O DRT será o responsável pelas diligências relativas ao caso.

 

 

 

 

 

  Leia também  

Da coordenação: datas comemorativas favorecem ações de sensibilização
Apoio institucional: JSL
Ação empresarial: Furnas
Ação Empresarial: Vobeto Transportes
Ação empresarial: Modular Cargas
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar