Programa Na Mão Certa

Ação empresarial: Cootravale

Fundada em 1995 na cidade de Videira, em Santa Catarina, a Cootravale — Cooperativa dos Transportadores do Vale surgiu a partir da oportunidade aberta pela Perdigão Agroindustrial S/A e do sonho de 25 pequenos transportadores. A empresa assinou em 2011 o Pacto Empresarial pois acredita que, ao investir na formação e informação de seus motoristas, pode torná-los os principais aliados no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

A Cootravale segue aplicando os Guias na Mão Certa do Projeto de Educação Continuada sobre seus caminhoneiros de acordo com o chamado PDM (Plano de Desenvolvimento dos Motoristas), que ocorre duas vezes por semana na sede da empresa. Esse plano de treinamento é dividido em três módulos — os dois primeiros mais técnicos e o terceiro, voltado para aspectos comportamentais. É neste módulo em que os Guias na Mão Certa são utilizados. “Os guias não são somente distribuídos, mas trabalhados e discutidos com os motoristas”, salienta Paula Alffini, analista de RH da Cootravale. “Iniciamos este trabalho em maio de 2012; já usamos os Guias Saúde do Caminhoneiro, Família do Caminhoneiro e Vida de Caminhoneiro e Relacionamento Familiar”.

No dia 23 de Maio, a Cootravale reservou um dia para a realização de palestras e atividades voltadas para cuidados com a Saúde do Caminhoneiro. “Concomitantemente às palestras, disponibilizamos profissionais da saúde para realizar aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, teste de glicose, orientações nutricionais, esclarecimento de dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis e avaliação odontológica”, destaca Paula.

 

 

  Leia também  

Mapeamento de pontos vulneráveis: ferramenta-chave para o enfrentamento da exploração sexual nas estradas brasileiras
Crescem denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em 2012
Apoio institucional: C&A
Ação empresarial: Transmiro
Ação Empresarial: SASCAR
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar