Mato Grosso lança concurso cultural nas escolas para incentivar a denúncia de violência sexual de crianças e adolescente
Com o objetivo de estimular as crianças e adolescentes a denunciarem situações de violência sexual e incentivar a implementação de políticas públicas de enfrentamento ao problema, o
Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Água Boa lançaram o '3º Concurso Cultural 18 de Maio'. A partir do tema "A família no contexto de proteção contra a violência sexual infanto-juvenil”, os participantes devem criar redações, músicas, slogans e fotografias. Os prêmios para os três melhores de cada categoria serão um netbook (1º lugar), uma câmera fotográfica digital (2º lugar) e uma bicicleta (3º lugar). O concurso, voltado para alunos de escolas públicas e particulares, foi viabilizado por recursos do Fundo da Criança e do Adolescente de Água Boa (que somam cerca de R$ 18 mil) e conta com a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fonte: 24 Horas News — 10/04
Caravana Siga Bem volta às estradas
Até setembro, a Caravana Siga Bem, que está na sua 6ª edição e conta com o patrocínio da Petrobras e da MAN Latin America, percorrerá 17 mil km e passará por 18 Estados. A iniciativa, que começou neste mês, terá diversas ações de responsabilidade social como a campanha Siga Bem Criança, que divulga o Disque Direitos Humanos (100) e contribui para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na última edição, depois de maciça conscientização nas estradas, as denúncias envolvendo crianças e adolescentes saltaram de 12 para 200 por dia. Desde que foi lançada, mais de 1,3 milhão de caminhoneiros já participaram do projeto, que percorreu mais de 137 mil km e visitou cerca 234 municípios brasileiros, além de ter realizado 523 eventos em 984 dias de viagem.
Fonte: Diário do Comércio — 04/04
Atlantica Hotels lança campanha contra violência sexual
A Atlantica Hotels inicia campanha de conscientização, por meio de um concurso cultural em prol de projetos voltados ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e jovens. Para participar, é preciso curtir a página da Atlantica Hotels no Facebook, realizar cadastro e enviar a foto de uma criança em expressão que reflita o tema do concurso — “Uma Infância Feliz”. A s dez melhores imagens ganharão um brinquedo criado a partir da foto e será produzida por adolescentes atendidas pela Associação Lua Nova, organização parceira da Childhood Brasil. O prazo para participar do concurso vai até 18/05, Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O resultado do concurso será divulgado em 23 de maio.
Fonte: Panrotas — 16/04
Ministério Público combate exploração sexual de crianças e adolescentes em cidades do Rio Grande do Norte
O Ministério Público
Estadual
expediu recomendação aos municípios potiguares de Ceará-Mirim, Rio do Fogo e Pureza, para que órgãos coercitivos e instâncias do sistema de garantia de direitos atuando nestas áreas realizem trabalho de inteligência e operações de fiscalização com o objetivo de detectarem pontos vulneráveis à exploração sexual das crianças e adolescentes nas rodovias federais. A iniciativa visa à elaboração de um Plano de Ação para que, ao identificarem a presença de crianças e adolescentes em tais pontos vulneráveis, em situação de exploração sexual, tais entes comuniquem imediatamente os órgãos de segurança pública a fim de que seja lavrado auto de prisão em flagrante. O estabelecimento comercial deverá ser imediatamente fechado, sob pena do cometimento do crime de prevaricação (Artigo 319 do Código Penal Brasileiro).
Fonte: DNOnline – 09/04