A coleção de Guias Na Mão Certa conta com dois volumes especiais que foram desenvolvidos pensando não só no caminhoneiro, mas em toda sua família. As edições especiais propõem atividades e novas atitudes que o caminhoneiro pode adotar em conjunto com sua esposa/companheira ou com seus filhos. O objetivo é mostrar caminhos para conciliar a profissão de caminhoneiro com o papel na educação das crianças e no cultivo de um relacionamento harmonioso com sua parceira.
A edição especial “Vida de Caminhoneiro e Relacionamento” foi criada para ser lida pelos caminhoneiros e suas companheiras. Sugerimos que a distribuição seja feita em datas como Dia dos Namorados, ou o Dia da Mulher. Valorizar esses dias é muito importante, ainda mais quando há um bom motivo por trás. E isso só ocorre pelo contínuo aperfeiçoamento do vínculo familiar. O guia serve para que homem e mulher construam juntos um caminho harmonioso, respeitando e valorizando os papéis de cada um.
O guia destaca particularmente a figura da mulher nas relações de gênero. Fala das múltiplas jornadas de trabalho, pois além do emprego ainda têm de dar conta dos afazeres domésticos.
Para o caminhoneiro que se comunica bem com sua parceira, a distância nunca é problema. Durante os longos períodos na boleia, pequenas atitudes contam e muito para reforçar o elo do casal: um cartão postal, flores, lembranças, o afeto que é cultivado por telefone, torpedo, e-mail, redes sociais etc. — são gestos que o caminhoneiro pode adotar para expressar a importância da amada em sua vida.
A presença de um pai participativo influi no desenvolvimento saudável das crianças, e o guia também aborda isso.
A ONG Promundo conversou com quase 800 jovens de 15 a 24 anos em três comunidades do Rio de Janeiro, e constatou que homens que apregoam um comportamento machista estão mais sujeitos a condições mais precárias de vida. Contaminação por DSTs, gravidez precoce ou indesejada, maior ocorrência de casos de violência sexual e doméstica são reflexos de pessoas sem respeito ao próximo, que normalmente resolvem seus conflitos arbitrariamente, impondo sua vontade sobre os outros — justamente por não concordarem com a premissa básica para uma vida íntegra, justa e harmônica: a igualdade de direitos entre os seres humanos, homens, mulheres, crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais.
Já a Revista Na Mão Certa— Criança foi elaborada para promover maior identificação dos filhos dos motoristas com a profissão de seus pais. Dois personagens — Guga, filho de um caminhoneiro, e Didi, neta de um “truqueiro” — pegam carona em uma excursão por todas as regiões do Brasil. O mote é a figura do caminhoneiro como um verdadeiro desbravador do Brasil, que toca a economia nacional rodando o país inteiro pelas estradas.
A revista em formato gibi é toda ilustrada e traz informações sobre as particularidades de cada região — seus ecossistemas, fauna e flora; personagens do folclore; história e cultura; além de dados sobre as principais atividades econômicas. Há também vários passatempos para as crianças brincarem.
Com a Revista Na Mão Certa — Criança, as empresas signatárias podem presentear os caminhoneiros, que poderão compartilhar este presente com seus filhos ou crianças do seu círculo de relações. É um material que valoriza a profissão do caminhoneiro, ao mesmo tempo em que fortalece suas relações familiares.
Ciclo de Workshops Regionais
Para conhecer as formas mais adequadas de apresentar estas edições especiais aos caminhoneiros, é importante que a empresa envie um profissional para fazer a formação de multiplicador , em um dos encontros do Ciclo de Workshops Regionais — atividade de formação que acontece em todo o Brasil e foca, também, a avaliação e monitoramento das ações realizadas na empresa, que devem posteriormente ser relatadas à coordenação do Programa Na Mão Certa, com o retorno recebido dos caminhoneiros.
Após concluir a formação, o multiplicador recebe os oito Guias Na Mão Certa e as edições especiais, acompanhados de suas Fichas de Apoio — um material de consulta à disposição dos multiplicadores, orientando-os nas atividades de sensibilização que promovem.
Disponibilizamos para download: |
Instruções: A publicação do Childhood Brasil (Instituto WCF) está em formato PDF, você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado. (Se necessário, clique aqui para fazer o download gratuito e instalá-lo.) |
ATENÇÃO: a partir de 15/04, o preço unitário dos Guias do Projeto de Educação Continuada será ajustado para R$ 0,90.
A Childhood Brasil mantém um estoque dos Guias, que são produzidos em lotes compartilhados entre as empresas signatárias. Desta forma, elas podem adquirir os materiais a qualquer momento pelo preço unitário — basta encaminhar um e-mail para a Central de Atendimento () informando quais volumes e qual quantidade desejados.