Na condição de associada da GIFE — Grupo de Instituições, Fundações e Empresas, uma das mais amplas redes do Terceiro Setor, reunindo mais de 130 membros que totalizam juntos cerca de R$ 2 bilhões em investimentos anuais na área social — a Childhood Brasil promoverá, durante a realização do 7º Congresso GIFE, oficina voltada à atuação intersetorial no enfrentamento à exploração e ao abuso de crianças e adolescentes. No dia 28 de março, das 9h às 11h30, em São Paulo, acontece a atividade paralela ao congresso “Como a não garantia dos direitos das crianças e adolescentes compromete a educação de qualidade?”, que conta com a correalização do Canal Futura.
Na mesa de debates, especialistas vão mostrar como a violência sexual compromete o processo de aprendizagem de crianças e jovens, impactando diretamente seu futuro. Consequentemente, as ações de prevenção deste tipo de crime — incidindo sobre as causas em suas dimensões culturais, familiares, de gênero e de classe — devem estar no centro da agenda das políticas públicas que visam o fortalecimento da cidadania e da inclusão social.
A oficina também destacará iniciativas que articulam esforços de empresas, órgãos públicos e sociedade civil organizada, e que buscam uma contínua ampliação de sua estrutura para garantia efetiva da proteção de crianças e adolescentes. Exemplos de ações como essa incluem o case da signatária Gerdau na formação de Pontos Focais do Programa Na Mão Certa; e a série animada Que Exploração É Essa, do Canal Futura, que aborda e reflete sobre a problemática.
No dia anterior, 27 de março, a Childhood Brasil participa da coordenação de uma outra atividade paralela ao 7º Congresso GIFE: a oficina “Construindo novas pontes: O Feminino, as questões de gênero e o investimento social privado”, que trabalhará a promoção da equidade de gênero.