Programa Na Mão Certa

Projeto de Educação Continuada: conheça sua estratégia pedagógica para trabalhar com caminhoneiros

Realizar uma ação educativa contínua e duradoura junto aos caminhoneiros que circulam pelo Brasil. Este é o principal objetivo do Projeto de Educação Continuada desenvolvido pelo Programa Na Mão Certa, com apoio e participação de empresas signatárias do Pacto Empresarial. Esta atuação conjunta resultou na criação de um pacote de materiais que têm o caminhoneiro como foco central. O Projeto de Educação Continuada é o fio condutor destes materiais, indicando como deve ser a adoção de cada um deles e cuja aplicação é de responsabilidade das empresas signatárias.

A escolha dos temas abordados, relacionados a assuntos do universo do caminhoneiro, teve como ponto de partida estudos que levaram ao desenvolvimento dos materiais que compõe o Projeto de Educação Continuada. O processo contou com envolvimento direto das empresas signatárias que participaram de reuniões com o  Programa Na Mão Certa.

Para fazer a ponte entre o Programa e seus motoristas, as empresas devem designar em seus setores de recursos humanos e/ou logística aquele funcionário que desempenhará a função de Multiplicador. Sua atuação será auxiliada por meio de metodologia e materiais didáticos desenvolvidos e fornecidos pelo  Programa Na Mão Certa, disponíveis em formato de áudio, fílmico e impresso.

Tanto o filme O Brasil Na Mão Certa quanto os 11 volumes dos Guias Na Mão Certa Para Caminhoneiros apresentam como mote a vida na estrada de dois personagens criados pelo  Programa Na Mão Certa, os caminhoneiros Geraldo Bezerra e Marcelo da Silva. Nas suas viagens pelas estradas, Geraldo e Marcelo reproduzem situações típicas da vida desses motoristas, o que cria um ponto de identificação e facilita a abordagem de temas complexos.

O CD do Programa Na Mão Certa traz 46 minutos de mensagens de conscientização dirigida aos caminhoneiros, narrada pelo jornalista e radialista Pedro Trucão, combinada com muita música — são seis canções das duplas Bruno & Marrone e João Neto & Frederico e da banda Barra de Saia (duas de cada artista).

Há outros materiais fílmicos complementares, como os cinco episódios da série Que Exploração É Essa: desenvolvida em parceria com o Canal Futura, tratam da temática de forma leve e didática, ao mostrar dois bonecos animados que representam um caminhoneiro e seu filho percorrendo as estradas brasileiras; no processo a dupla se depara com diversas situações de exploração sexual infantojuvenil; abuso de poder; pedofilia na internet; aliciamento de menores, e precisa saber como agir.

Todos esses materiais podem ser solicitados por meio da Central de Atendimento, .

 

Guias Na Mão Certa

Produzidos a partir de um roteiro que segue um cuidadoso processo de adequação da linguagem, de maneira a usar termos e expressões comuns aos caminhoneiros, os Guias constituem-se no passo a passo para a implantação na empresa de ações educativas bem planejadas, de caráter contínuo e permanente. Veja mais detalhes sobre as 11 edições do Guia aqui.

O Multiplicador tem uma responsabilidade pedagógica com o caminhoneiro. Ele será o principal responsável por transmitir as informações para o motorista, fazendo-o perceber a importância — considerados os contextos social e familiar — da preservação da infância; da valorização da figura da mulher; e do aprimoramento de sua própria auto-estima. Esta sensibilização do funcionário fundamentará sua atuação como cidadão e agente de proteção da infância.

Neste sentido, o Projeto de Educação Continuada não foca apenas no problema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias, mas também trabalha temas transversais de cidadania — por meio de temas como Saúde; Segurança; Drogas e Álcool; e Direitos Humanos Nas Estradas, o multiplicador cria uma ambiência para uma relação duradoura com o caminhoneiro, demonstrando que a empresa abre diálogo com seus funcionários e se dispõe a ouvir o relato de seu dia a dia na estrada (opiniões, reclamações e sugestões) para ajudá-los em seus problemas.

Todos esses assuntos, bem como a exploração sexual de crianças e adolescentes, devem ser tratados em rodas de conversa com os caminhoneiros. É tarefa do multiplicador apresentar o Programa e a coleção de Guias, explicar seus objetivos e promover a leitura conjunta de seus conteúdos.

Para saber como conduzir estas atividades, adotando formas de interação e abordagens pedagógicas adequadas a este público, é fundamental que o multiplicador conclua a formação necessária à sua função frequentando o Ciclo de Workshops Regionais. São encontros periódicos que acontecem em todas as regiões do Brasil, nos quais representantes das empresas recebem informações e materiais pertinentes não só à educação continuada dos caminhoneiros, mas também à avaliação e monitoramento das ações que realiza — posteriormente, terão de relatar à coordenação o retorno que têm recebido dos caminhoneiros. A programação do Ciclo de Workshops de 2012 será divulgada no site do Programa Na Mão Certa a partir de março.

No próximo boletim, vamos mostrar como os materiais audiovisuais do Projeto de Educação Continuada podem ser trabalhados junto aos caminhoneiros para inaugurar as discussões do grupo, propiciando uma absorção mais imediata do tema.

  Leia também  

Childhood Brasil e Atlantica Hotels apoiam 3 organizações no Norte do país
Programa disponibiliza peças da Campanha Nacional de Enfrentamento no Carnaval 2012
Ação Empresarial: MWA
Childhood Brasil apoia ONG que fortalece vínculos familiares em região violenta do Rio
Quase 80% de crianças e adolescentes tiveram experiências negativas na web
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar