Programa Na Mão Certa

Guia do Caminhoneiro está disponível para as empresas

A primeira edição do Guia do Caminhoneiro, uma das principais ferramentas do projeto de educação continuada do Programa Na Mão Certa, já está disponível para as empresas signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O guia é o primeiro de uma série que será publicada até o final de 2008. Tem o objetivo de informar o caminhoneiro sobre o cenário da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, além de trazer outros temas como saúde e segurança, direitos humanos, família, infância e adolescência.

Esta primeira edição apresenta a pesquisa A Vida dos Caminhoneiros Brasileiros, realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que divulga um amplo panorama sobre esses profissionais. Dentre outros temas, a pesquisa mostra como o caminhoneiro se relaciona com a temática da exploração.

O guia também trata de temas comuns aos profissionais, como insegurança, o estado das estradas, a solidão e a saudade da família. Busca mostrar ao caminhoneiro que ele é um parceiro fundamental para ajudar no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Todas as edições do guia terão como fio condutor os personagens Marcelo da Silva e Geraldo Bezerra, dois caminhoneiros que, ao longo do tempo, serão impactados pelo projeto de educação continuada desenvolvido pelas empresas signatárias do Programa Na Mão Certa. Ao longo dos oito guias previstos para serem produzidos até dezembro de 2008, os personagens vão interagir com os problemas comuns à vida na estrada, dentre eles o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Como adquirir

O Programa Na Mão Certa colocou já à disposição o arquivo para impressão do guia.

Todas as empresas signatárias do Pacto Empresarial podem imprimir o material e utilizá-lo em seus programas de sensibilização dos caminhoneiros. Atuar junto a esses profissionais é a primeira meta dos compromissos do pacto, que busca “intervir com ações e procedimentos junto à rede de serviços de transportes e aos prestadores de serviços ligados ao setor de transportes”, levando o caminhoneiro a atuar como agente de proteção, objetivando eliminar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O Programa Na Mão Certa recomenda que o guia não seja simplesmente distribuído entre os profissionais, mas que seja utilizado em ações de educação continuada, coordenadas pelos multiplicadores indicados nas empresas.

Conheça abaixo as opções para adquirir o guia:

Opção 1 – utilização de gráfica parceira Pancrom

O Programa Na Mão Certa conta como apoio especial da Pancrom Indústria Gráfica. Através da parceria, as empresas signatárias têm direito a preços especiais para a impressão.

O lote pode ser adquirido de duas maneiras:

  • Guia personalizado com o logotipo da empresa: sem custos adicionais, a empresa pode colocar seu logotipo na terceira capa do guia.
    Quantidade mínima: 3.000 exemplares
     
  • Guia sem logotipo da empresa:
    Quantidade mínima: 1.000 exemplares
    Para solicitar orçamento, envie um e-mail para:

Algumas informações sobre o serviço:

  • A empresa deve fornecer o logotipo em alta definição. A inserção do guia ficará a cargo da gráfica.
  • Junto com o logotipo, deve ser enviado o guia de aplicação da marca, caso a empresa possua.
  • Prazo de pagamento: 21 dias.
  • Será necessário fazer o cadastro do solicitante, para aprovação do pedido.
  • Prazo de entrega: 10 dias da data de aprovação do pedido, para retirada da transportadora ou entrega direta em São Paulo.
  • Frete e embalagens especiais ficam por conta do solicitante, quando a entrega for fora da cidade de São Paulo. 
  • Serão aceitos apenas pedidos formalizados e aprovados pelo Programa Na Mão Certa. A formalização pode acontecer via e-mail.

Para lotes com menos de 1000 exemplares, informe a quantidade desejada através do e-mail . A solicitação será avaliada pela coordenação do Programa Na Mão Certa.

 

Opção 2 – Impressão pela empresa signatária

A empresa signatária pode utilizar a gráfica de sua preferência. O Programa Na Mão Certa fornece o arquivo em PDF do guia já com o logotipo da empresa.

O Programa Na Mão Certa não fornecerá o arquivo do guia “aberto”. As empresas não poderão fazer nenhuma alteração no conteúdo do material.

Para receber o arquivo fechado em PDF e pronto para impressão, envie uma solicitação para , acompanhada do logotipo em alta definição e do guia de aplicação do logotipo, caso exista.

 

Sobre a Pancrom

A Pancrom Indústria Gráfica é parceira do Programa Na Mão Certa na produção dos guias. O acordo visa a impressão com preços especiais.

A Pancrom vai doar ao Programa Na Mão Certa 10% da receita bruta gerada com as vendas dos materiais. Esta doação será revertida para as ações do programa. Para conhecer a empresa, visite: www.pancrom.com.br

Para outros esclarecimentos, escreva para

Faça parte desta grande mobilização. Cumpra as metas do pacto. Não podemos mais admitir que esse problema faça parte da nossa cadeia de negócios.

Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

 

  Leia também  

Um guia para as brasileiras exploradas no exterior
Tráfico de pessoas faz 2,5 milhões de vítimas por ano
Suzano Petroquímica mobiliza rede de transportadoras
De olho no assunto – resumo das principais notícias

 

Voltar