Programa Na Mão Certa

De olho no assunto

Vale duplica ferrovia e multiplica violações no Maranhão e no Pará

As obras de construção da ferrovia que escoará a futura produção do maior projeto da Vale, em Canaã dos Carajás, para o porto Ponta da Madeira, em São Luís, já causa efeitos sociais nocivos sobre populações de cidades inteiras situadas ao longo dos canteiros. De acordo com o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Bom Jesus das Selvas, município maranhense de 25 mil habitantes, um contingente de 2 mil trabalhadores já se juntou à população local. Esse afluxo de “forasteiros” já gera um aumento palpável de exploração sexual de crianças e adolescentes, consumo de drogas, maior incidência de gravidez precoce, contágio de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O projeto da Vale deve aumentar a produção de minério de ferro em Carajás dos atuais 100 milhões de toneladas para 230 milhões em 2015, ano em que o consumo anual dessa commodity deve alcançar 1,7 bilhão T.
Fonte: Caros Amigos — 01/12

Audi leiloa dois A1 em prol da Childhood Brasil

No dia 13 de dezembro, um leilão de dois modelos Audi A1 em prol da Childhood Brasil foi realizado no Museu da Casa Brasileira, que recebeu para a cerimônia cerca de 300 convidados VIPs, além do grupo de mágicos e ilusionistas Magos de Preto, que fizeram uma apresentação especial. O arremate dos carros, customizados pela artista espanhola Anna Taratiel (conhecida como Ovni), reverteu R$ 210 mil à causa do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento foi promovido pela Audi em conjunto com o Brookfield Incorporações e Grupo Victor Malzoni.
Fonte: Estado de S. Paulo, Brasil Econômico, Robb Report, Glamurama, Cesar Giobbi e RG Online — 09/12

Legislativo investiga exploração de crianças e adolescentes em Fortaleza

Após seis meses de pesquisas e blitzes realizadas em pontos estratégicos de Fortaleza (CE), a CPI da Câmara Municipal instaurada para investigar a exploração sexual de crianças e adolescentes anunciou, em janeiro, dados do levantamento que aponta 74 locais na capital que abrigam este tipo de crime — dentre eles estão a Praia do Futuro, Barra do Ceará, Centro, Jangurussu e avenidas Padaria Espiritual e José Bastos. A relatora da CPI, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), exprimiu no relatório final o desejo de criar uma comissão permanente na Câmara para a construção de políticas públicas voltadas à prevenção da exploração sexual, recomendando aos agentes públicos a realização de campanhas educativas, a capacitação de conselhos tutelares e profissionais das áreas de educação e saúde, e a criação de conselhos para acompanhamento das obras da Copa de 2014.
Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza — 03/01

Campanha Proteja Nossas Crianças incentiva denúncias de crimes contra menores

De janeiro a novembro de 2011, o serviço de denúncia sigilosa Disque Direitos Humanos, que recebe ligações de todo o Estado de Minas Gerais, recebeu 2.946 denúncias, sendo que 65% correspondem a relatos de crimes contra crianças e adolescentes. Dentre todas as categorias de violações infligidas contra essa faixa etária, violência sexual dentro da família e exploração sexual fora do eixo familiar somam 139 denúncias. Negligência e abandono é o tipo de crime mais relatado, em 704 casos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), que empreende ações de conscientização em estradas por meio da campanha Proteja Nossas Crianças, os números comprovam que a população mineira está sensibilizada quanto ao problema e bem informada em relação aos canais de denúncia.
Fonte: Notícias de Contagem — 13/12

 

  Leia também  

Da coordenação: ações continuadas perpetuam valores ligados à causa
Senado aprova projeto de lei que regulamenta a profissão de motorista
Apoio Institucional: Gerdau
Ação Empresarial: Air Tiger
Ação Empresarial: Rovan
Ação Empresarial: C&A
Globo Estrada Na Mão Certa

 

Voltar