O Guia Exame de Sustentabilidade 2007 traz uma novidade em seu questionário: foram incluídas questões relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes. Publicado anualmente pela revista Exame, da Editora Abril, o Guia visa estimular melhores práticas de sustentabilidade. É o mais amplo levantamento de práticas de responsabilidade corporativa realizado no Brasil.
A
inclusão do tema também ocorreu no questionário do
ISE/Bovespa – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de
Valores de São Paulo (leia no boletim 6), informa Sonia Loureiro,
consultora de empresas em Responsabilidade Social Empresarial.
Ela participou da equipe do Centro de Estudos em Sustentabilidade
(GVces) da Fundação
Getúlio Vargas que elaborou os dois questionários.
"Fiquei muito satisfeita em trabalhar nos três projetos (Childhood Brasil, Bovespa e Exame)", diz Sonia. "Aproveitei a oportunidade para incluir nos questionários uma abordagem sobre a cadeia de suprimentos das empresas, que envolve logística e transportes. Por vezes a conexão deste tema com o mundo corporativo não é tão clara". Na avaliação da consultora, o questionário é mais uma ferramenta de mobilização dos gestores empresariais.
Três dimensões
Lançado em 2000, o Guia Exame de Sustentabilidade passa este ano pela maior mudança metodológica da sua história. O Guia adotou uma perspectiva mais ampla para avaliar as estratégias, compromisso e práticas das empresas. Três dimensões da sustentabilidade são levadas em conta: a ambiental, a econômico-financeira e a social. O prazo para preenchimento do questionário pelas empresas encerrou em 17 de agosto.
As respostas serão analisadas estatisticamente considerando o desempenho de cada empresa em todas as dimensões. Com base nessa análise, será elaborada uma lista de até 30 empresas que mais se destacaram em compromissos, estratégias e práticas visando o desenvolvimento sustentável. Essas empresas serão submetidas à aferição jornalística pela equipe da revista Exame. Então o Conselho Consultivo elegerá as que farão parte do Guia.
O questionário pergunta se a empresa c ontempla o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todas as suas operações; se a empresa utiliza critérios sociais para qualificação, seleção e monitoramento de seus fornecedores de bens e serviços; e se esses critérios contemplam o monitoramento da exploração sexual de crianças e adolescentes.